06/11/24 - Câmara promove exposições “Presentes Protocolares” e “Olhar Manifesto: um Recorte Brasileiro”

As mostras foram elaboradas com olhar voltado à realização da 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20

A Câmara dos Deputados promove, a partir desta semana, duas exposições especialmente preparadas para a 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 (P20). A mostra “Presentes Protocolares” reúne uma coleção de presentes recebidos pela Câmara de autoridades de países e entidades que participarão da Cúpula em Brasília. A exposição “Olhar Manifesto: um Recorte Brasileiro” inclui obras de renomados artistas brasileiros.

Presentes protocolares

Já no Salão Verde da Câmara, na Galeria dos Ex-Presidentes, está a exposição “Presentes Protocolares, que inclui 34 peças que integram o acervo do Museu da Casa. É uma amostra da coleção de presentes recebidos de autoridades dos países e entidades que participarão da Cúpula do P20 em Brasília.

O público poderá conhecer, entre outros: uma escultura em metal dourado representando o Forte Masmak, ponto turístico da cidade de Riade, na Arábia Saudita; um vaso de porcelana azul e branco com desenhos de dragões e flores, vindo da República Popular da China; uma manta de algodão em preto e branco com desenhos geométricos, ofertada pela República da Guiné-Bissau; e um boneco em formato de Shinta, personagem da cultura de alguns países do sudeste asiático, presenteado pela República da Indonésia.

Parte tradicional do encontro diplomático, a troca de presentes entre representantes da Câmara dos Deputados e de outras nações traduz o respeito e a harmonia entre os povos. O acervo da Câmara é composto de 440 presentes, de 83 países, contemplando os cinco continentes. Esse conjunto também inclui presentes ofertados por associações e entidades brasileiras. 

Durante a Cúpula do P20, de 6 a 8 de novembro, o acesso ao Congresso Nacional está restrito a delegações de países, parlamentares convidados e imprensa credenciada para o evento. A partir de 9 de novembro, a entrada para as exposições é franca e aberta a todos os cidadãos.

Olhar Manifesto

Na Galeria Décimo da Câmara dos Deputados, os participantes da Cúpula do P20 poderão conhecer, a partir desta quarta-feira (6/11) a mostra especial “Olhar Manifesto: um Recorte Brasileiro”, com 84 obras de reconhecidos artistas, como Chico da Silva, Antônio Poteiro, Heitor dos Prazeres, Mestre Vitalino e J. Borges.

Compõem a exposição esculturas, pinturas e xilogravuras de uma arte genuinamente brasileira, produzida por artistas do Nordeste, do Vale do Jequitinhonha e de outras regiões do país, bem como peças de artes indígenas. As obras fazem parte do acervo do colecionador, pesquisador e curador Oto Dias Becker Reifschneider.

Os trabalhos são um recorte da arte popular ligada a tradições centenárias e a sabedorias dos povos indígenas e africanos, arte que vem sendo reconhecida pela crítica internacional.

O Centro Cultural da Câmara dos Deputados, responsável pela criação e execução do projeto, publicará um catálogo da mostra, com textos em português, inglês e espanhol. A exposição ficará aberta ao público em geral até o dia 21 de novembro.

Serviço

Exposição “Presentes protocolares”
Visitação: de 4 a 29 de novembro, das 9h às 17h
Local: Salão Verde da Câmara dos Deputados, Galeria dos Ex-Presidentes, atrás do Muro Escultórico de Athos Bulcão – Edifício Principal da Câmara dos Deputados

Exposição “Olhar Manifesto: um recorte brasileiro”

Visitação: de 6 a 21 de novembro de 2024, segunda a sexta, das 9h às 17h

Local: Galeria Décimo / 10º andar do Anexo IV

Entrada franca