03/10/2016 - Câmara homenageia Ulysses Guimarães com documentário e exposição
Nesta quinta-feira (6), uma sessão solene às 9h dará início às celebrações da Câmara dos Deputados pelo centenário de nascimento de Ulysses Guimarães, que se completa na mesma data. Foram convidados parentes, amigos e parceiros de Ulysses, além de parlamentares e outras autoridades que conviveram com ele em diferentes períodos. Durante a sessão, serão lançados o selo comemorativo elaborado pelos Correios, um documentário produzido pela TV Câmara e uma edição especial da série Perfil Parlamentar, assinada pelo jornalista Luiz Gutemberg (Edições Câmara). Em seguida, será inaugurada exposição que ilustra o pensamento de Ulysses sobre democracia e liberdade, com trechos de discursos e entrevistas acompanhados por imagens registradas pelo fotógrafo Orlando Brito ao longo de mais de 30 anos.
Até outubro de 2017, a Câmara pretende realizar várias outras ações em homenagem a Ulysses, como colóquios, concursos de vídeos e reportagens e lançamento de publicações dirigidas aos estudantes.
O documentário
Dividido em três episódios, o documentário Senhor Deputado Ulysses Guimarães, dirigido pelo jornalista Roberto Seabra, narra, na primeira parte, a chegada de Ulysses ao mundo da política, ainda nos anos 1940, até sua consagração como líder da oposição ao regime militar, em meados dos anos 70.
O segundo episódio mostra a luta de Ulysses e do MDB, partido que presidiu por mais de vinte anos, pela redemocratização. Lembra a campanha pelas Diretas-Já, a eleição de Tancredo Neves pelo Colégio Eleitoral e o drama da morte do presidente eleito.
A terceira e última parte do documentário tem início com a Assembleia Nacional Constituinte, da qual Ulysses foi presidente. O episódio mostra também a participação de Ulysses nas eleições presidenciais de 1989, quando amargou sua única derrota eleitoral, e sua presença destacada no processo de impeachment do presidente Fernando Collor.
Entre os entrevistados, estão os deputados Heráclito Fortes, Jarbas Vasconcelos, José Fogaça e Miro Teixeira; os jornalistas Luiz Gutemberg e Jorge Bastos Moreno; a cientista política Lúcia Hipólito; o fotógrafo Orlando Brito; o advogado e ex-governador de São Paulo Cláudio Lembo; a cantora Fafá de Belém; Marco Aurélio, ex-proprietário do restaurante Piantella, em Brasília; e Tito Enrique, enteado de Ulysses, filho de D. Mora.
A TV Câmara também está produzindo vários programas e debates em homenagem a Ulysses, que incluem uma série de entrevistas com o presidente da República, Michel Temer; o ex-presidente José Sarney; o ex-deputado Ibsen Pinheiro; e o ministro Moreira Franco, entre outros convidados.
A exposição
Produzida pelo Centro Cultural Câmara dos Deputados, a mostra ULYSSES | 100 ANOS reúne registros de momentos marcantes da trajetória de Ulysses Guimarães em defesa da democracia e da liberdade. Ao lado de imagens gentilmente cedidas pelo fotógrafo Orlando Brito, estão reunidos trechos de discursos e entrevistas que retratam o pensamento de Ulysses sobre o combate à censura e a importância da ética na política. A exposição, montada em parceria com a Fundação Ulysses Guimarães, dá especial destaque ao pronunciamento de promulgação da Constituição de 1988. A curadoria é do jornalista Clauder Diniz.
SERVIÇO
Documentário: Senhor Deputado Ulysses Guimarães (3 episódios de 20 min.)
Estreia: sexta (7), às 21h30, na TV Câmara
Direção: Roberto Seabra
Produção: Pedro Henrique Sassi e Lia Tavares
Direção de montagem: Guilherme Bacalhao
Montagem: Guem Takenouchi
Fotografia: André Amaro
Arte: Tiago Miolo
Imagens: Cícero Bezerra, Cláudio Adriano, Flávio Estevam e Ulov Flamínio
Trilha sonora original: Alberto Valério
Exposição: ULYSSES | 100 ANOS
Visitação: de 6 de outubro a 11 de novembro, das 9h às 17h, no corredor de acesso ao Plenário da Câmara
Produção: Centro Cultural Câmara dos Deputados
Curadoria: Clauder Diniz
Consultoria histórica: Marcela Tagliaferri
Apoio: Fundação Ulysses Guimarães
Mais informações em www.camara.leg.br/ulysses