03/03/2020 - Câmara e Senado promovem Março Mulher

Atividades, como debates, exposição e palestra, serão realizadas para lembrar o Dia Internacional da Mulher

A Câmara dos Deputados e o Senado Federal promovem, no período de 4 a 31/03, o “Março Mulher”. A programação inclui sessões solenes, premiação, palestra, exposição, audiências públicas e eventos culturais, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março).

As atividades começam com a abertura da exposição “Lugar de Mulher é na Tribuna: os avanços femininos no Parlamento brasileiro”, que aborda a história das mulheres responsáveis por dar voz às questões femininas na política. O lançamento será no dia 4, às 16h, no Hall da Taquigrafia. A mostra poderá ser visitada até o dia 20 de março, no corredor de acesso ao Plenário.

Sessões solenes

Na primeira semana de março, será realizada sessão solene em homenagem ao Dia da Conquista do Voto Feminino. O evento será no dia 05, às 11h, no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados. 

Já no dia 25, a sessão solene “Mulheres Negras no Brasil” será às 11h, também no Plenário da Câmara.

Audiências públicas e debate

Durante o mês, serão realizadas três audiências públicas, todas no Plenário do Senado: “Violência Política contra as Mulheres”, no dia 5, às 10h; “Feminicídio: apresentação do Plano de Monitoramento da Violência (Observatório da Violência contra a Mulher)”, no dia 11, às 14h; e “Violência Sexual, Tráfico de Mulheres e Exploração Sexual”, no dia 18, às 14h. As audiências serão transmitidas pelo e-Cidadania do Senado.

No dia 24, no Salão Nobre da Câmara, será promovido o debate "Pauta Feminina: Avanços e Desafios da Mulher na Política", às 17 horas.

Palestra

Os psicanalistas Maria Homem e Contardo Calligaris virão à Câmara ministrar a palestra “Saúde Emocional da Mulher Hoje”, no dia 19, às 10h, no Auditório Nereu Ramos. Para participar é necessário fazer inscrição até o dia 18 de março. O evento será transmitido pelo canal da Câmara no Youtube.

Premiação

No dia 17, haverá premiação da 7ª Edição do Concurso sobre a Lei Maria da Penha - “Construindo novas histórias para meninas e meninos: quando relacionamentos se tornam abusivos, como perceber e mudar isso?”.  A iniciativa tem o objetivo de incentivar a discussão sobre a violência contra a mulher entre os jovens de diferentes comunidades e grupos sociais. Nesta sétima edição, o concurso foi voltado para alunos do ensino médio, com idade entre 14 e 18 anos. A cerimônia será às 17h, no Salão Nobre da Câmara.

Mais informações sobre a programação estão na página da Secretaria de Mulher, no portal da Câmara.