02/10/19 - Câmara e Senado promovem campanha de prevenção dos cânceres de mama e de colo uterino

A Câmara dos Deputados, por meio da Secretaria da Mulher, e o Senado Federal, por meio da Procuradoria Especial da Mulher, promovem no Congresso Nacional o “Outubro Rosa”, campanha mundial de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a fim de aumentar as chances de cura e reduzir a mortalidade. Recentemente, a prevenção do câncer de colo do útero também passou a integrar a campanha.

Entre as ações previstas na programação estão exposições, campanhas de conscientização e doação, realização de mamografias, cortes de cabelo para doações e audiências públicas. A Câmara também estará iluminada de rosa durante o mês de outubro em alusão à campanha.

Incidência

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. É raro entre os homens, representando menos de 1% do total de casos. Acima dos 35 anos, sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.

O câncer do colo do útero é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV), chamados de oncogênicos. Apesar da infecção genital pelo HPV não causar doença na maioria das vezes, em alguns casos há alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Tais alterações são descobertas facilmente por meio do exame conhecido como Papanicolau, e os casos são curáveis em sua grande maioria.