02/08/23 - Câmara realiza seminário para discutir o futuro da televisão

Evento marca os 25 anos da TV Câmara e debate temas como combate à desinformação, gestão e tendências do telejornalismo

A Câmara dos Deputados promove, no dia 24 de agosto, o "Seminário TV Câmara 25 anos: o futuro da televisão", voltado a profissionais de comunicação, professores, estudantes, servidores e ao público interessado no tema.

Durante o evento, haverá debates sobre a evolução da televisão nos campos da tecnologia, da linguagem, da regulação e da gestão. Os temas são: “Tendências de consumo de TV e do telejornalismo”; “Combate à desinformação e o futuro da TV”; “Gestão, governança e inclusão”; e “Para onde vai a tecnologia da TV”. O seminário ocorrerá no Plenário 2 do Anexo II, das 9h às 18h. 

As inscrições, assim como a programação completa, podem ser acessadas aqui.

 

TV Câmara

A celebração dos 25 anos da TV Câmara marca a consolidação do veículo como canal público de informação e cidadania. Criada em 1998, com o objetivo de ser fonte primária e canal direto de comunicação entre o Parlamento e o cidadão, a emissora realiza um trabalho de protagonismo no cenário político do país, por meio de uma programação que envolve jornalismo, entrevistas, debates, documentários, serviços e cultura, além de seu papel institucional.

A emissora é hoje uma das referências internacionais em acompanhamento de debates e votações no Parlamento, cumprindo sua missão de canal de comunicação pública. O modelo de transmissão ao vivo com interação é pioneiro. Durante a transmissão das sessões plenárias, um locutor explica de forma coloquial o andamento das votações. Na tela da TV, uma inserção lateral traz explicações sobre processo legislativo, informações institucionais e outros eventos da Casa.  

Para o parlamentar, a TV Câmara é um importante instrumento de comunicação direta com a sociedade sobre seus projetos. Para o cidadão, o canal é uma forma de mergulhar no palco das principais decisões do país, com a garantia de informação legislativa correta, precisa e imparcial, traduzida para a linguagem cotidiana.

 

 

Documentário

Em homenagem ao aniversário da emissora, o canal da Câmara no Youtube exibe o documentário “TV Câmara – 25 anos”. Narrado a partir das memórias dos que ajudaram a construir a emissora, o vídeo relata os bastidores da consolidação de uma televisão de caráter público e todos os desafios que lhe foram impostos: o estranhamento inicial por parte da sociedade, as dificuldades de orçamento e os reveses e conquistas de cada dia.

Participam do documentário o ex-presidente da República e fundador da TV Câmara, Michel Temer, os ex-diretores de comunicação da Casa e os funcionários pioneiros da emissora.

 

Rede Legislativa de TV e Rádio

O sinal aberto da TV Câmara, por meio da Rede Legislativa de Rádio e TV, pode ser acessado por mais de 94 milhões de pessoas, em pelo menos 1.338 municípios. A Rede Legislativa de TV Digital é a primeira rede de televisão a se formar no Brasil com o recurso da multiprogramação, que possibilita o uso de um mesmo transmissor para quatro emissoras independentes.

A multiprogramação permite que o canal de 6MHz consignado ao Poder Legislativo federal transmita ao mesmo tempo, 24 horas por dia, as programações da TV Câmara, da TV Senado, da TV Assembleia do estado e da TV Câmara municipal. A Câmara dos Deputados e o Senado Federal compartilham seus canais com os parceiros e dividem custos e responsabilidades.