Espaço físico, lotação e visitação
O Complexo Principal da Câmara dos Deputados, que compreende Edifício Principal e anexos I, II, III e IV, tem 159.000,25 metros quadrados.
Em relação ao espaço físico, a Câmara também cuida de cerca de 198 mil m² de área verde, o equivalente a 18 campos de futebol. Essa área inclui parte dos gramados em torno do Palácio do Congresso Nacional (Edifício Principal e Anexo I), o Jardim de Palmeiras Imperiais, próximo à Praça dos Três Poderes, e outros espaços circundando os demais anexos e edifícios. Também contam o complexo arbóreo nas superquadras 202 e 302 Norte e 111 e 311 Sul, onde estão os blocos dos apartamentos funcionais ocupados pelos deputados federais.
Acesso aos ambientes
De acordo com o Ato da Mesa 145/2020, o ingresso, a permanência e a circulação de visitante na Câmara dos Deputados são permitidos em dias úteis, das 9h às 18h30min, ressalvados os eventos oficiais com início e/ou término em horário diverso.
Vestuário
Para circular nas dependências da Casa, o público externo deverá estar convenientemente trajado e portar, de forma visível, na parte superior do tórax, etiqueta de identificação, crachá ou outro instrumento de identificação fornecidos pela Casa. Serão considerados os aspectos sociais, culturais e econômicos do integrante de comunidades tradicionais, tais como indígena, quilombola, entre outras.
No Salão Verde, que dá acesso ao Plenário, em dias de sessão, só é permitida a entrada de pessoas com traje passeio completo (Ato da Mesa 63/1980). Jeans e tênis, por exemplo, só quando não houver sessão.
Limite de pessoas
Em atendimento a normas de segurança, o acesso às dependências do complexo arquitetônico da Câmara dos Deputados é limitado a um número máximo de pessoas.
A relação abaixo traz a capacidade máxima de visitantes para cada espaço físico da Câmara, de acordo com o anexo do Ato da Mesa 145/2020:
Complexo arquitetônico |
Número máximo de visitantes |
|
|
Edifício Principal e Galerias |
200 |
Anexo I |
220 |
Anexo II e III |
500 |
Anexo IV |
500 |
Auditório Nereu Ramos |
350 |
Cada plenário do corredor das Comissões tem um limite próprio de pessoas que pode comportar. Esse número está afixado na entrada de cada auditório.
Visitação
A Câmara, juntamente com o Senado, oferece serviço de visita institucional guiada ao Palácio do Congresso Nacional para turistas e escolas, chegando a atender quase mil visitantes em dias de maior movimento. Informações estão disponíveis nesse ambiente do portal e pelo aplicativo “Visite o Congresso Nacional” (Google Play e Apple Store), que oferece guias de visitação, diversas informações sobre as duas Casas legislativas, áudio-guias, entre outros.
A visitação funciona às segundas e sextas com visitas espontâneas ou, para grupos grandes e em outros idiomas, com agendamento; às quintas, exclusivamente por agendamento; e nos fins de semana e feriados, não há necessidade de agendamento.
Todos os visitantes a partir de 12 anos precisam apresentar documento de identificação civil com foto; os estrangeiros devem portar o passaporte. Não são aceitas fotos de documentos, apenas documentos físicos ou digitais.
Em 2019, o Programa de Visitação do Congresso registrou 156,6 mil visitantes – entre os que fizeram a visita por agendamento ou por comparecimento espontâneo. Devido à pandemia de Covid-19, em 2020 e 2021 houve a suspensão do serviço de visitação. Nesses anos, o Congresso esteve aberto para visitação somente de 01/01 a 15/03/20 e de 20 a 31/12/21, período em que recebeu 35,1 mil e 785 visitantes, respectivamente. Em 2022, ano em que o programa de visitação funcionou por 200 dias, foram registrados 64,3 mil visitantes. Em 2023, mesmo a visitação tendo ficado fechada de janeiro a abril, 100,7 mil pessoas visitaram o Congresso Nacional.