Deputados


No ambiente do portal da Câmara sobre deputados,
 é permitida a busca de parlamentares desde a 39ª Legislatura, ou seja, desde 1951. A pesquisa permite várias combinações e pode ser feita por filtros como “Nome”, “Partido”, “UF”, “Legislatura” ou “Sexo”. Por exemplo: se o cidadão quiser saber quantas e quais foram as mulheres deputadas na 49ª Legislatura, é só selecionar “49ª” em “Legislatura” e “Feminino” em “Sexo”; ou se desejar pesquisar os deputados de um estado na 44ª Legislatura por um determinado partido, basta selecionar o que busca nos respectivos itens. 

Esse ambiente do portal também disponibiliza links com mais informações sobre os deputados da atual Legislatura, como perfil da bancada eleita, lista de contatos e lista dos deputados com fotos. 

Qualquer cidadão pode acompanhar a atuação dos deputados pelo portal da Câmara dos Deputados.  Na página pessoal de cada parlamentar é possível saber as proposições de sua autoria, as que foi relator, os discursos proferidos em Plenário, as votações e presenças em Plenário, as presenças em comissões, a biografia, os gastos com a Cota, os funcionários de gabinete, entre outros.

Na página dos deputados, também há como consultar as lideranças e as bancadas partidárias; os suplentes que estão em exercício do mandato parlamentar; e a mudança de partido dos deputados. Neste caso, em "Histórico de Movimentação Parlamentar​", selecione apenas "Filiação Partidária". É possível fazer busca por período.
 

Boletim eletrônico sobre atuação dos deputados 

Para acompanhar a atuação dos deputados, o portal oferece ao cidadão a assinatura de um boletim eletrônico.  Os cadastrados recebem um e-mail, a cada 15 dias, com informações sobre os projetos que o deputado selecionado apresentou ou relatou, como votou nas decisões da Câmara, os discursos que realizou e notícias sobre o parlamentar. 

(Ver “Direitos dos deputados”)