Trabalho, Previdência e Assistência

Maia: sem reforma da Previdência, Brasil ficará como a Argentina

País vizinho passa por uma forte desvalorização da sua moeda, inflação alta e baixo crescimento econômico

25/04/2019 - 13:11  

J.Batista/Câmara dos Deputados
Abertura de Exposição Marco Regulatório do Saneamento Básico; Dep. Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados.
Para Maia, Argentina paga a conta por não ter feito ajuste fiscal

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afirmou nesta quinta-feira (25) que, sem a reforma da Previdência, o Brasil pode passar por uma crise econômica semelhante à enfrentada atualmente pela Argentina.

A Argentina passa por uma forte desvalorização da sua moeda, inflação alta e baixo crescimento econômico. Segundo ele, o país vizinho está “pagando a conta” por não ter feito o ajuste fiscal necessário para melhorar a economia. Maia também ressaltou que a reforma vai trazer credibilidade ao País e garantir o futuro das novas gerações.

“O que a Argentina vem passando nos últimos dias é uma sinalização clara de que um país que não faz o seu ajuste fiscal paga a conta. Infelizmente, a Argentina está pagando uma conta alta do aumento do desemprego, de aumento da inflação que corrói, em primeiro lugar, o salário dos que ganham menos”, afirmou Rodrigo Maia.

Bolsonaro
Mais cedo, em café da manhã com jornalistas, o presidente da República, Jair Bolsonaro, também usou o país vizinho como exemplo. Ele disse que, com base em avaliação do ministro da Economia, Paulo Guedes, se a reforma representar uma economia menor que R$ 800 bilhões em dez anos, a situação fiscal do Brasil será semelhante à da Argentina.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.