Política e Administração Pública

Líder do governo diz que adiamento da votação do Orçamento é disputa política

05/02/2013 - 15:20  

Arquivo/ Larissa Ponce
Arlindo Chinaglia
Chinaglia: vetos que a oposição deseja derrubar 'quebram o País'.

O líder do governo, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), disse, nesta terça-feira, que a votação do Orçamento de 2013 foi impossibilitada de ocorrer nesta tarde e adiada para depois do carnaval por disputa política e não pela decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux.

Em dezembro passado, o STF determinou o trancamento das votações do Congresso até que os vetos presidenciais – cerca de 3025 – fossem votados em ordem cronológica. A decisão impediu a votação, em regime de urgência, dos vetos à redistribuição dos royalties do petróleo antes da análise dos vetos anteriores. Em nota à imprensa, o ministro Luiz Fux chegou a explicar que sua decisão não afetaria a tramitação do Orçamento.

Segundo Chinaglia, a disputa politica fica evidente quando se percebe que os vetos que a oposição deseja derrubar “quebram o País”. Para o líder do governo, a posição do presidente do Senado, Renan Calheiros, é clara no sentido de que a decisão de Fux não impediria a votação do Orçamento, ainda em dezembro, pela Comissão Representativa do Congresso Nacional.

Reportagem – Rodrigo Bittar
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.