Educação, cultura e esportes

Comissão aprova fundo para financiar projetos esportivos

01/06/2015 - 19:54  

Tv Câmara
Dep. Marcelo Matos (PDT-RJ)
Marcelo Matos: além dos efeitos benéficos à saúde, a prática de esporte está relacionada à redução de índices de violência

A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados aprovou, na quinta-feira (28), proposta do deputado Damião Feliciano (PDT-PB) que cria o Fundo de Incentivo ao Esporte para financiar projetos de promoção da prática desportiva no País.

O fundo terá como fonte permanente de recursos 1% da arrecadação bruta dos concursos de prognósticos e loterias federais e 1% da arrecadação dos Fundos de Investimentos Regionais criados pela Lei 8.167/91. Outras fontes poderão ser agregadas, como repasses do orçamento federal e doações.

De acordo com a proposta (PL 8175/14), o fundo poderá financiar até 80% do custo de cada projeto, e estes deverão ter como público-alvo, preferencialmente, jovens e crianças carentes, e modalidades esportivas populares no País, independentemente de serem ou não esportes olímpicos.

Efeito benéfico
A proposta recebeu parecer favorável do relator na comissão, deputado Marcelo Matos (PDT-RJ), que destacou o impacto social da medida. Segundo ele, além dos efeitos benéficos à saúde, a prática de esporte está relacionada à redução de índices de violência.

“Atitudes de disciplina, trabalho em equipe e perseverança, características das atividades desportivas, auxiliam na formação da personalidade e são aplicadas em outros âmbitos da vida em sociedade”, disse Matos. Ele destacou também o fato de o projeto prever recursos permanentes para o fundo.

O PL 8175 estabelece ainda que o fundo será administrado pelo Ministério do Esporte, que determinará as regras de aplicação dos recursos.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pelas comissões de Finanças e Tributação (inclusive quanto ao mérito); e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta