Direitos Humanos

Direitos Humanos debate participação social de pessoas autistas

18/06/2019 - 08:50  

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias promove hoje o debate “Autistar é resistir: identidade, cidadania e participação política para discutir o protagonismo das pessoas autistas em busca de seus direitos”. O debate atende a requerimento dos deputados Padre João (PT-MG) e Áurea Carolina (PSOL-MG).

Os parlamentares lembram que apesar dos avanços conceituais, jurídicos e do maior reconhecimento dos direitos das pessoas com deficiência nos últimos anos, as pessoas autistas continuam sendo um dos grupos menos representados politicamente, seja através do movimento associativo da sociedade civil, seja na política partidária institucional.

“Infelizmente, a despeito do que diz a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência(CDPD) e do propalado lema “Nada sobre Nós sem Nós”, as pessoas autistas ainda não têm sua voz reconhecida como sujeitos políticos plenos de direitos, sendo, frequentemente, alijadas dos processos decisórios e da participação pública, mesmo quando se está em questão de temas de seu interesse ou que afetam diretamente suas vidas”, afirma .

Foram convidados:
- a presidente da Associação Brasileira por Ação pelos Direitos das Pessoas Autistas (Abraça), Fernanda Santana;
- a coordenadora do grupo Neurodiversos da Casa da Esperança e administradora da página Vida no Espectro, Ana Beatriz Duarte Alves de Souza;
- a ativista pela Neurodiversidade, William de Jesus Silva;
- a representante da Abraça, Amanda Pascoal;
- a membro da Abraça e do Coletivo de Mulheres com Deficiência do DF, Rita Louzeiro;
- o autista não oralizado, Victor Hugo Cajazeiras Santos.

A reunião será realizada às 14h30, no plenário 6.

Assista ao vivo.

Da Redação – RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.