Direitos Humanos

Câmara inaugura mostra fotográfica sobre mulheres refugiadas no Brasil

12/03/2019 - 19:31  

Divulgação
Direitos Humanos - mulheres - Exposição fotográfica

Como parte das comemorações do Mês da Mulher, a Câmara dos Deputados inaugurou nesta terça-feira (11) a exposição fotográfica “No Fluxo: Reflexos da Migração e Refúgio de Mulheres no Brasil".

A mostra – uma parceria entre a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e a Defensoria Pública da União – retrata mulheres migrantes que chegaram ao Brasil para fugir de guerras ou problemas econômicos em seus países de origem.

A deputada Luizianne Lins (PT-CE), que presidiu a comissão da Câmara em 2018, destacou que é preciso dar visibilidade para a condição de vida dessas cidadãs. “Porque, além do preconceito que toda mulher sofre, elas vêm na condição de migrante, com o poder aquisitivo abalado”, comentou. “Saem da sua raiz, largam tudo lá e têm de começar tudo de novo em outra nação.”

A defensora Rachel Moura ressaltou que as mulheres que chegam como refugiadas ao Brasil estão fugindo de condições adversas de perseguições religiosas, de gênero, de classe e buscam refazer suas vidas.

Esperança
Curadora da exposição, Bernardina Leal explicou que o objetivo de tornar essas fotos públicas é chamar a atenção da sociedade para a situação de milhares de pessoas em todo o mundo. Ela ponderou, no entanto, que, longe de mostrar o sofrimento, as imagens retratam a esperança e a alegria de mulheres e meninas que encontraram melhores condições de vida no País.

Ouça esta reportagem na Rádio Câmara

“São fotografias de rostos, passos, gestos de mulheres de diferentes partes do mundo que encontraram no Brasil acolhimento e aqui estão resignificando seus percursos”, ilustrou a curadora.

Visitação
A exposição “No Fluxo” pode ser visitada pelo público das 9 horas às 18 horas, no Espaço do Servidor da Câmara dos Deputados, até o dia 22 de março.

Reportagem – Karla Alessandra
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.