Direitos Humanos

Escolha dos vices ainda depende de acordo na Comissão de Direitos Humanos

12/03/2015 - 17:53  

Antônio Augusto / Câmara dos Deputados
Reunião para eleição do presidente e do vice-presidente da Comissão
Pimenta já fez alguns convites para as vice-presidências e espera que a pluralidade possa prevalecer na composição.

Ao ser questionado sobre a eleição que escolherá os ocupantes das três vice-presidências da comissão, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que assumiu nesta quinta-feira (12) a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, disse que ainda não há um acordo formalizado.

O parlamentar acrescentou, no entanto, que já fez alguns convites e espera que a pluralidade possa prevalecer na composição. “Tentarei [um acordo], mas devemos respeitar a proporcionalidade partidária na Casa”, concluiu Pimenta.

Fim da polêmica
No último dia 4, Sóstenes Cavalcante (PSD-RJ), contrariando acordo de líderes, apresentou candidatura avulsa ao comando da comissão. Pelo acordo, o cargo deveria ser ocupado por um deputado do PT.

O partido chegou a oferecer a relatoria do Estatuto da Família (PL 6583/13) ao parlamentar, mas ele não aceitou. A comissão especial que analisa a proposta, no entanto, o elegeu hoje (12) para a presidência do colegiado.

Na tentativa de apaziguar possíveis conflitos, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, chegou a dizer que iria garantir o acordo de líderes e o respeito à proporcionalidade partidária. “Eu vou fazer valer o acordo e fazer toda a gestão política para que isso seja possível”, afirmou Cunha, na quarta-feira (4).

Reportagem – Thyago Marcel
Edição - Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.