Direito e Justiça

Deputado defende fortalecimento de instituições e critica “julgamento seletivo”

22/06/2016 - 16:12  

Durante o debate promovido nesta quarta sobre o Projeto de Lei 4850/16, que reúne as 10 medidas anticorrupção propostas pelo Ministério Público Federal (MPF), o deputado Henrique Fontana (PT-RS) pediu cautela para que o tema não se converta em bandeira contra a política, o Estado ou um partido político específico.

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Política - geral - comissão geral combate corrupção 22062016 deputado Henrique Fontana
Fontana: a corrupção existe em quase todos os partidos 

Para Fontana, o combate à corrupção atualmente serve como arma para “seletivamente combater um partido político”, quando essa luta deveria ser pautada pelo fortalecimento da democracia e das instituições.

“A corrupção está no meio empresarial, dentro da política, no serviço público. A corrupção existe em quase todos os partidos políticos”, afirmou Fontana. “Quero que todos sejam julgados dentro da lei, dentro do devido processo legal, que ninguém seja condenado a partir de vazamentos ilegais e de manchetes de jornais.”

Fontana disse que apoia as dez medidas contra a corrupção e defendeu ainda uma profunda reforma política e eleitoral como forma de combater a corrupção. “Mas este Parlamento não fará a reforma política. Ele é eleito por estas regras. O povo brasileiro precisa lutar por uma constituinte exclusiva”, disse o deputado.

Travas contra a corrupção
O líder do PSDB na Câmara, deputado Antonio Imbassahy (BA), também defendeu o projeto que, segundo ele, estabelecerá travas contra a corrupção e fortalecerá operações de combate ao crime, como a Lava Jato, que não será interrompida, em sua avaliação. “Enganam-se os que acham que as investigações podem ser contidas, porque a sociedade espera a continuidade da Operação [Lava Jato]”, disse Imbassahy.

Prioridade
Por sua vez, o deputado Diego Garcia (PHS-PR) fez um apelo aos demais líderes partidários da Câmara para que deem prioridade aos projetos em tramitação na Casa que tenham relação com as 10 medidas anticorrupção propostas pelo Ministério Público Federal.

Segundo ele, apesar de a maioria dos parlamentares defender publicamente as medidas de combate à corrupção, muitos projetos ainda continuam parados em comissões da Casa.

Reportagem – Murilo Souza e Noéli Nobre
Edição - Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.