Da Eco 92 a Rio+20

Para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente (e também a contribuição da Câmara dos Deputados aos debates que acontecerão na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, o Departamento de Taquigrafia, Revisão e Redação (DETAQ) lança a versão digital do livro "Preservação Ambiental, um discurso de todos – Da ECO 92 à Rio+20"Para acessar, clique aqui.

A coletânea reúne discursos proferidos na Câmara dos Deputados que abordam temas referentes ao meio ambiente desde a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), realizada entre 3 e 14 de junho de 1992 no Rio de Janeiro – também conhecida como ECO-92, Rio-92, Cúpula ou Cimeira da Terra– até as vésperas da Rio+20.

São 62 discursos transcritos na íntegra, que procuram abordar os principais temas tratados durante e também entre os dois eventos.

Pesquisa realizada no Portal da Câmara dos Deputados na Internet ( www.camara.gov.br ) revelou que foram pronunciados 6.801 discursos, entre 1991 e 2012, sobre os temas: Meio Ambiente, Mudanças Climáticas, Preservação de Florestas, Agenda 21 e Protocolo de Kyoto.

Ao se deparar com esta coletânea, o leitor poderá perceber a seriedade como a questão ambiental é tratada na Câmara dos Deputados, em Brasília. É bom ressaltar que estamos falando apenas de discursos no Plenário Ulysses Guimarães.

Ao longo desse período, foram realizadas também diversas audiências públicas, com a participação dos principais especialistas em meio ambiente do país, notadamente na Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional – CAINDR, na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural – CAPADR e na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – CMADS.