DIA PARA MARCAR A LUTA FEMININA

 

O Dia Internacional da Mulher é sempre uma data marcada por fortes discursos dos parlamentares, seja enaltecendo as conquistas femininas, seja lembrando as suas históricas reivindicações.

Esta coletânea de discursos, organizada pelo Departamento de Taquigrafia, Revisão e Redação (DETAQ) , por meio da sua Coordenação de Histórico de Debates (COHID), retrata o conteúdo desses pronunciamentos ao longo da última década. Há centenas de discursos, e neles é possível mapear a situação das mulheres brasileiras ao longo da sua história, suas lutas e conquistas.

Para pesquisar esse conteúdo, basta acessar individualmente o ano entre 2001 e 2011.

Para maiores detalhamentos, favor contatar a Seção de Atendimento do DETAQ: (61) 3216.5959 ou discursos@camara.gov.br

 

 

 

HISTÓRIA

 

O Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada do seu país na Primeira Guerra Mundial.

Em 8 de março de 1917, trabalhadoras russas do setor de tecelagem entraram em greve e pediram apoio aos metalúrgicos. Como esta teria sido uma greve espontânea, não organizada, é considerada o primeiro momento da Revolução de Outubro. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917.

Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.

No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século, até a década de 1920.

Na antiga União Soviética, durante o stalinismo, o Dia Internacional da Mulher tornou-se elemento de propaganda partidária.

Nos países ocidentais, a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. O feminismo alterou principalmente as perspectivas predominantes em diversas áreas da sociedade, que vão da cultura ao direito.

As ativistas femininas fizeram campanhas pelos direitos legais das mulheres (direitos de contrato, direitos de propriedade, direitos ao voto), pelo direito da mulher à sua autonomia e à integridade de seu corpo, pelos direitos ao aborto e pelos direitos reprodutivos (incluindo o acesso à contracepção e a cuidados pré-natais de qualidade), pela proteção de mulheres e garotas contra a violência doméstica, o assédio sexual e o estupro, pelos direitos trabalhistas, incluindo a licença-maternidade e salários iguais, e todas as outras formas de discriminação.

Na década de 60, o 8 de Março foi sendo constantemente escolhido como o dia comemorativo da mulher e se consagrou nas décadas seguintes.

A Organização das Nações Unidas designou 1975 como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas para lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres.

 

 

DISCURSOS NO TEMPO