Ministério da Integração deve licitar Ramal Apodi no segundo semestre

Um dos objetivos do seminário sobre as obras de transposição do rio São Francisco, organizado em Mossoró pelo deputado Beto Rosado (PP/RN), foi debater o projeto do ramal Apodi. O ramal vai levar água para a região do Alto e Médio Oeste do Estado, beneficiando municípios como Pau dos Ferros, que sofre com a falta de chuvas, passando pela barragem de Santa Cruz, em Apodi, e pelo rio Mossoró, até desembocar no mar, em Areia Branca.
30/05/2015 10h25

A discussão foi levantada pelo deputado Beto Rosado, que tem acompanhado a execução das obras no São Francisco e observou que o projeto do ramal ainda não havia sido concluído, embora estivesse previsto."Estávamos correndo o risco de termos os eixos principais levando água para a Paraíba e o Ceará, sem os canais que estenderiam a obra para o Oeste do Rio Grande do Norte. Por isso entramos nessa luta pela licitação do ramal", destacou Beto Rosado.

A Beto Rosado e a todos os presentes, o ministro da Integração, Gilberto Occhi, falou pela primeira vez que o projeto executivo do ramal ficará pronto em um mês e que a sua intenção é licitar a obra no segundo semestre deste ano. "Vamos buscar incluir o ramal entre as obras do PAC 3, para que a sua construção seja iniciada em 2016 com prazo de 36 meses para conclusão", afirmou Occhi.

O deputado agradeceu ao ministro pela atenção que ele e a presidenta Dilma Roussef tem dado ao Rio Grande do Norte e disse que vai acompanhar o cronograma apresentado. Beto Rosado é o representante potiguar na comissão externa formada por 12 parlamentares que acompanham as obras de transposição na Câmara Federal.

Segundo ele, o ramal Apodi beneficiará cerca de 500 mil potiguares ao longo dos municípios por onde passará o canal. Já o ramal do rio Piranhas-Açu, que já estava garantido nas obras da transposição, deverá beneficiar aproximadamente 300 mil pessoas da região do Seridó.