Mesa redonda cobra duplicação da BR-381/MG
Reportagem de Rodrigo Andrade. (fonte: www.defatoonline.com.br)
"A manifestação em prol da duplicação da BR-381, em Nova União, não interditou o trânsito na rodovia, como era esperado por muitos. O que se viu foi um movimento político, organizado pela bancada mineira da Câmara dos Deputados, em que os parlamentares exigiram do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) o cumprimento da nova promessa feita para o lançamento dos editais de licitação. Depois de recentes adiamentos, o órgão marcou para o dia 28 a liberação dos documentos.
Como os próprios deputados definiram, o evento foi uma “manifestação oficial”, com a confecção de uma ata que seria enviada à presidente Dilme Rousseff (PT). O parlamentar Mauro Lopes (PMDB), membro da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, elaborou um requerimento para que fosse feita uma reunião na Câmara de Vereadores de Nova União, mas ficou decidido que o encontro seria realizado no Posto 51, onde os políticos já estavam concentrados para a manifestação.
A bancada mineira na Câmara dos Deputados é formada por 53 parlamentares. Onze deles estiveram em Nova União na manhã desta segunda-feira, 25 de março, para participar da manifestação. Eles usaram um caminhão de som para discursar. Todos falaram e fizeram questão de afirmar que aquele não era um movimento partidário, mas uma união em defesa de Minas Gerais. “Isso não é um comício, é uma reunião oficial. A bancada mineira está unida por essa causa”, disse o deputado Bernardo Santana (PR).
Além dos deputados federais, também compareceram prefeitos e vereadores da região e deputados estaduais. De Itabira, estavam presentes os vereadores Tãozinho Leite (PP), Ilton Magalhães (PR), Marcela Cristina (PR), Lúcio Mauro (PSC), o presidente da Câmara, Rodrigo Diguerê (PV) e o ex-prefeito João Izael. João, inclusive, mandou fazer uma faixa com o seu nome e com a mensagem de que apoia a duplicação. Prefeitos da região, como Antônio Carlos, de São Gonçalo do Rio Abaixo; Fernando Rolla, de São Domingos do Prata; e Olacir Alvarenga “Grilo”, de Santa Maria de Itabira; e Carlos Castillo, de Ferros, também marcaram presença.
O superintendente do Dnit em Minas Gerais, José Maria Cunha, falou aos presentes e confirmou para o dia 28 a data de lançamento para o edital de duplicação. De acordo com ele, serão 60 dias para a escolha da empresa. A previsão é de que as obras comecem em junho e terminem em três anos. Ele pediu paciência aos motoristas durante as intervenções na rodovia.
Os editais para a duplicação da BR-381 foram lançados no ano passado, mas suspensos em fevereiro deste ano, após uma série de contestações feitas pelas empresas concorrentes. O Dnit suspendeu os processos e marcou para relança-los no dia 28. A licitação será pelo Regime Diferenciado de Concorrência (RDC). A empresa vencedora poderá mexer no projeto, mas não são permitidos aditamentos. A previsão orçamentária é de cerca de R$ 4 bilhões."