CVT discute Resolução GMC nº 33/14 e a Resolução CONTRAN nº 729/2018 sobre padronização das placas de veículo no Mercosul

Em audiência, o Dep. Domingos Sávio (PSDB) destaca que a segurança é o maior componente que justifica toda a mudança
26/04/2018 11h55

PSDB na Câmara

CVT discute Resolução GMC nº 33/14 e a Resolução CONTRAN nº 729/2018 sobre padronização das placas de veículo no Mercosul

Audiência pública sobre as placas do Mercosul

Nessa quarta, 25/04, a Comissão de Viação e Transportes debateu com representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), Departamento Nacional de Transito (DENTRAN) e a Associação Nacional de Fabricantes de Placas de Veículos (ANFAPV) sobre a padronização das placas de veículos dos países do Mercosul.

O presidente da CVT, Dep. Domingos Sávio, afirma que todos presentes concordam com a mudança das placas veiculares, principalmente pela segurança e menor custo ao consumidor: “No meu entendimento deveria se chamar ‘sistema de placa de identificação de veículos com segurança digital’ para que o cidadão não questione o que ele tem a ver com o Mercosul. Até porque nessa mudança, a segurança é o tema principal a ser questionado”.

Esse avanço contribui para evitar sequestros, roubos de carga e assegura a vida do condutor e de quem estiver dentro do veículo.

Participaram do debate o Diretor do DENATRAN e Presidente do CONTRAN Maurício José Alves Pereira, o representante do Ministério dos Transportes Roni Evaldo Barbosa, o Presidente da ANFAPV Marco Anton Ribeiro, o Gerente de Fiscalização da Superintendência de Fiscalização da ANTT João Paulo de Souza, os Deputados Nilson Leitão (PSDB), Marcelo Matos (PDS-RJ), Júlio Delgado (PSB-MG), Aelton Freitas (PR-MG), Vanderlei Macris (PSDB-SP), Capitão Fábio Abreu (PR-PI), Mauro Lopes (PMDB-MG), Gonzaga Patriota (PSB-PE) e Lázaro Botelho (PP-TO).

 

Estagiária de jornalismo: Diana Cardoso

Sob supervisão da CVT