Comissão debate concessões ferroviárias e o funcionamento da Ferrovia Norte-Sul
De acordo com o deputado Domingos Sávio (PSDB-MG), a maior parte da capilaridade da malha ferroviária brasileira está distribuída ao longo da borda continental do Brasil ou próxima a ela, devido ao necessário acesso aos portos marítimos. Segundo ele, para incrementar o uso deste modal, sucessivos governos brasileiros vêm promovendo grandes esforços para ampliar o número de estados servidos pelo transporte ferroviário.
“Porém, com a privatização da Rede Ferroviária Federal em 1996, quando começou a operação das primeiras ferrovias concessionadas, apenas os segmentos de grande volume de cargas foram mantidos e modernizados, com a ampliação da sua capacidade, objetivando maior retorno para as concessionárias”, afirma.
O resultado, avaliou o parlamentar, foi a desativação de inúmeros ramais pelo Brasil afora, que cumpriam importantes funções sociais, e acabaram deixando grandes contingentes populacionais desassistidos pelos trilhos que realizaram grande parte da transformação urbana no interior do nosso País.
Foram convidados, entre outros:
- o diretor de Operações e Participações da Valec Engenharia, Marcus Expedito Felipe de Almeida;
- o diretor-Executivo da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Fernando Paes; e
- o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Sergio Lobo.
Agência Câmara Notícias