Código de Trânsito Brasileiro comemora 20 anos
Neste mês de setembro o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) chega aos seus vinte anos de existência e, em comemoração, a Comissão de Viação e Transportes realizou um seminário especial na última terça-feira (19), no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados. O evento organizado é para debater as melhorias oriundas da implantação do CTB e o reflexo obtido com a intervenção do Estado nas vias de circulação, contou com a presença do Presidente da Comissão de Viação e Transportes, o deputado Altineu Côrtes, entre outros deputados, especialistas, jornalistas e público em geral.
A programação comemorativa foi aberta pelo Presidente da Comissão de Viação e Transportes, o deputado Altineu Côrtes. Além de Côrtes, a mesa foi composta pelo Membro da CVT, autor do requerimento que deu ensejo ao evento e Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro Deputado Hugo Leal; e Christiane de Souza Yared, Membro da CVT e Vice-Presidente da Frente Parlamentar. Também compunham a mesa o ex-deputado Federal Beto Albuquerque; o Diretor do DENATRAN, Sr. Elmer Coelho; o Prefeito de Campinas/SP e Presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Jonas Donizete; Wisley Pereira, Diretor de Currículos Substituto da Secretária de Educação Básica; e Renato Borges, Diretor-Geral da Polícia Rodoviária Federal.
Durante seu pronunciamento, Christiane Yared, afirmou que a conscientização e a educação são os pilares para um trânsito pacífico e seguro. "É preciso que o cidadão compreenda o seu papel na sociedade, passe a ter hábitos coletivos e repense seus comportamentos. Nós lutamos todos os dias para mudar os maus hábitos da nação, não podemos ficar repetindo as mesmas práticas que causam mortes diariamente. Os números ainda são inaceitáveis, temos muito que mudar”.
Já o Prefeito Jonas Donizete, ressaltou que “nestas duas décadas, existem muitos motivos para comemorar, pois a legislação trouxe grandes avanços e contribuiu de forma grandiosa para a educação no trânsito. Os prefeitos apoiam parcerias, eu acho que nesses 20 anos nós temos que comemorar sim, porque se a situação é grave: imagina como seria se nós não tivéssemos dado os passos que demos”.
Estagiária de jornalismo: Patricia Sousa
Sob supervisão da CVT