Audiência pública na CVT discute prioridades e planejamento do Porto de Santos em São Paulo
A Comissão de Viação e Transportes (CVT) realizou nesta quarta-feira, 12, no plenário 11 da Câmara dos Deputados, audiência pública para debater as prioridades, planejamento e demais práticas de governança, visando melhorar a eficiência e a competitividade do Porto de Santos, localizado em São Paulo. O requerimento n°018/2019 foi de iniciativa do Deputado Eli Corrêa Filho (DEM-SP).
Presente na audiência, a Deputada Rosana Valle (PSB-SP) criticou a eficiência e o formato dos portos no Brasil. Para a parlamentar, o formato dos portos brasileiros é diferente dos demais países. “Em qualquer lugar do mundo, os portos mais eficientes não seguem o modelo que o Brasil segue hoje, nenhum porto eficiente no mundo é administrado por um governo central”, finalizou a deputada.
Convidado para participar da audiência, Tércio Carvalho, Presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), destacou o cenário de fraqueza de gestão do porto. “Temos uma cultura coorporativa de idade e de competências muito grande no ambiente de trabalho. Então nosso trabalho é modernizar a gestão e fazer essa mudança cultural. Existem os processos burocráticos sim, pelo fato da empresa ser pública, e isso acaba sendo um empecilho para a gente ter uma gestão mais ágil”, frisou o convidado.
Também presente na audiência e participando do debate, o Deputado Carlos Zarattini (PT-SP) falou sobre os trabalhadores e sobre o processo de transição de infraestrutura do porto. “Evidente que a Codesp não vai resolver o problema estrutural da economia brasileira, mas sem dúvida ela deve pensar como o modelo proposto para o futuro vai transitar. Então precisa olhar os trabalhadores e não só os negócios, eu acho importante ter uma solução”.
Por fim, o presidente Tércio Carvalho destacou que a Codesp está com um novo olhar para a coisa pública, para a gestão portuária, e pretende ser uma mola propulsora para a economia do Brasil.
Estagiária de jornalismo: Nazália Barros
Sob supervisão da CVT