Audiência Pública na (CVT) discute efeitos do transporte por aplicativo no transporte público

07/10/2019 09h36

Audiência Pública na (CVT) discute efeitos do transporte por aplicativo no transporte público

Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

A Comissão de Viação e Transportes (CVT) realizou nesta quinta-feira, 03, audiência pública para discutir efeitos do transporte por aplicativo no transporte público. A reunião atendeu o requerimento n° 101/2019 de autoria do deputado Mauro Lopes (MDB-MG) e Hugo Leal (PSD-RJ).

Foram convidados para a audiência: Higor Guerra, Coordenador Geral de ações estratégicas da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério do Desenvolvimento Regional;
Felicio Ramuth, Prefeito de São José dos Campos- SP e Vice-Presidente de Mobilidade Urbana da Frente Nacional de Prefeitos; Fabio Antinoro, Representante da Associação Nacional de Transportes Públicos; Otávio Vieira Cunha Filho, Presidente Executivo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos -NTU; Nazareno Affonso, Diretor Nacional Executivo do Instituto Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos -MDT; Vidal Zapparoli Melo, Pesquisador da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e GAESI - Gestão e Automação & TI; Rodrigo Tortoriello, Presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos em Mobilidade Urbana.

Convidado para a reunião, Otávio Cunha Filho, Presidente Executivo da Associação nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), destacou durante sua apresentação sobre a priorização do transporte público. “Hoje os congestionamentos das nossas cidades, reduziu a velocidade comercial enormemente. Nós já operamos com 25Km, hoje nós operamos com apenas 12Km, portanto a oferta de serviço para ser mantida a mesma oferta que tínhamos há 15 anos atrás, hoje a gente precisa do dobro de frota pessoal e mais custos”.

De acordo com Felipe Ramuth, Prefeito de São José dos Campos-SP, é importante o transporte por aplicativo no município, onde há dois anos e meio foi regulamentado a modalidade. “A importância desse serviço de fato tem cumprido o papel importante na cidade, na mobilidade, mas se apresentam como tal deveriam também fornecer as informações para que a cidade pudesse utilizar dessas informações para melhorar a mobilidade do cidadão”, finalizou.

Higor Guerra, Coordenador Geral de ações estratégicas da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério de Desenvolvimento Regional, destacou sobre os desafios do Transporte Público Coletivo e o Transporte remunerado individual por aplicativo. “Existe muita questão de embate e de conflito, e realmente existem não há como negar, não há como negar que existe uma movimentação, uma mudança, e a gente precisa entender com uma maior profundidade essas realidades locais e as tendências, ou seja, planejar é fundamental”, finalizou o coordenador.

Para finalizar Nazareno Affonso, Diretor Nacional Executivo do Instituto Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos (MDT), falou do número de veículos e da falta de regulamentação do transporte por aplicativo no Brasil. “A desregulamentação é tão gigantesca desses aplicativos que não temos como controlar o número, os dados. Então acho que vamos precisar de apoio, é fundamental”, finalizou.

Estagiária de jornalismo: Nazália Barros

Sob supervisão da CVT