Violência das torcidas nos estádios será debatida na Comissão de Turismo e Desporto
O parlamentar sergipano admite que o futebol é um esporte de muito contato físico, ocorrendo muitas vezes de forma hostil, mas acredita que estes atos tomaram uma grande proporção e geraram um "grave incômodo" aos interesses em torno do futebol. "A cada final de semana a imprensa divulga incidentes alarmantes de violência ocorridos nos estádios brasileiros que relatam a dificuldade do trabalho da polícia, os danos ao patrimônio público e ao privado, bem como inúmeras mortes de pessoas inocentes", lamentou.
O presidente da CTD, deputado Jonas Donizette (PSB-SP), apoiou o requerimento de Andre Moura e também lamentou o crescimento da onda de violência das torcidas nos jogos de futebol. "Estamos diante de um grave problema que necessita de solução, principalmente porque estamos nos preparando para sediar o maior evento do futebol mundial, a Copa 2014", ressaltou.
Para debater o tema foram convidados: o Tenente Coronel do 2º Batalhão de Polícia de Choque do Estado de São Paulo, Carlos Celso Savioli; o professor de Sociologia da Universidade de Taubaté - UNITAU, Carlos Alberto Máximo Pimenta; o Presidente da Federação Mineira de Futebol - FMF, Paulo Schettino; o Diretor do Departamento de Segurança e Prevenção da Federação Paulista de Futebol, Coronel Marcos Marinho; o Assessor Especial de Futebol do Ministério do Esporte, Alcino Reis Rocha; e o Promotor de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Pedro Rubim Borges Fortes. O Diretor de Competições da Confederação Brasileira de Futebol, Virgílio Elísio da Costa Neto, também foi convidado, mas ainda não confirmou sua presença.
Assessora de Imprensa: Cristina Bravo (MTB 494-4)
Tel.: (61) 3216-6833
E-mail: cristina.bravo@camara.gov.br