Viaje legal pelos acampamentos turísticos

02/07/2009 06h00

01-07-09 São Paulo – Os acampamentos turísticos são um segmento de grande potencial dentro do Brasil devido às condições paisagísticas e climáticas do país. Com a aproximação da Copa de 2014 eles surgem como uma alternativa de hospedagem. Durante o Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que começou nesta quarta-feira (01/07) e vai até domingo (05/07), no Parque Anhembi, em São Paulo (SP), o segmento está representado no estande Viaje Legal por meio de barracas e trailers expostos para o público.
O segmento tem comemorado diversas conquistas. Primeiro, a Lei Geral do Turismo – aprovada ano passado – contempla os acampamentos turísticos, que serão fiscalizados e cadastrados pelo Ministério do Turismo (MTur) por meio do Cadastur. “Nós temos trabalhado com a Associação Brasileira de Campismo (Abracamp) e outras associações de turismo para retomar o desenvolvimento desse segmento que foi por um tempo desprezado no Brasil”, declara o coordenador geral de Qualificação dos Serviços Turísticos do MTur, Ricardo Moesch.
Segundo o secretário executivo da Abracamp, Airton Ventura, hoje, no Brasil existem 1.500 acampamentos turísticos. “A inclusão desse seguimento no Cadastur será fundamental para a retomada do setor. A gente vai conseguir melhorar toda a qualidade e o treinamento dessas pessoas”, afirma.
Para Moesch, essa é uma atividade muito importante para a Copa de 2014. O coordenador cita o caso da Copa da Alemanha, onde os acampamentos foram utilizados para hospedar os espectadores do mundial.
Essa é uma opinião compartilhada por Ventura. “O setor na Europa e nos Estados Unidos é uma cultura muito difundida, a tendência com a Copa do Mundo é que os acampamentos sejam uma opção, um meio de hospedagem complementar”.
Carteira para motoristas de trailers – Outra conquista do segmento, foi a aprovação do projeto de lei 7127/02, que altera o Código de Trânsito Brasileiro e habilita os motoristas de trailers a conduzi-los com habilitação categoria B. “Antes os trailers eram enquadrados na mesma categoria das carretas, que exigem habilitação categoria D. Agora, após dez anos da proposição, o projeto foi aprovado e o MTur foi nosso maior parceiro nessa briga”, explica Ventura.
O cadastramento dos acampamentos turísticos no Ministério do Turismo deve ser feito pelo site www.cadastur.turismo.gov.br

Fonte: Ministério do Turismo