Turismo: um setor que consegue contornar a crise financeira

Hoje, 27 de setembro de 2012, comemora-se o Dia Mundial do Turismo, com uma notícia alvissareira da Organização Mundial de Turismo: espera-se um crescimento do setor em torno de 4% este ano. É, sem dúvida, um setor que cresce ano a ano quando se leva em consideração o turismo global e isso pode ser notado pelo crescimento de 6,6% alcançado em 2011, mostrando que o setor consegue se adaptar e contornar as sucessivas crises econômicas que o mundo passou nos últimos anos.
27/09/2012 12h20

Apesar de ter sido duramente atingido pelas crises, como a de 2008 que levou a uma desaceleração de 2,1%, o turismo sofreu seu maior revés em 2009 quando teve o pior ano das últimas seis décadas, com uma queda de 3,8% na chegada de turistas. No entanto, hoje, há uma premissa saudável, a de que a única boa notícia sobre economia vem do turismo, que é um dos raros setores que consegue se adaptar e superar crises.

Por outro lado, quando pensamos no Brasil, diria que este é um momento de reflexão sobre os rumos que o setor vem tomando em nosso país. Em que pese ser um setor repleto de lutadores que não se resignam e de estrategistas que vivem diuturnamente em busca de soluções e novas opções capazes de alavancar o turismo no Brasil, ainda é preciso muita ação governamental para que o país consiga ocupar uma posição de destaque no cenário mundial. Também há muito que comemorar, principalmente as conquistas advindas da luta das entidades do setor, da disposição do Congresso Nacional em contribuir para o desenvolvimento e até mesmo do governo que vem se tornando cada vez mais sensível aos anseios do trade turístico nacional. As conquistas podem ser aferidas pelo retorno das conquistas com a volta das estrelas para classificar os padrões dos hotéis brasileiros, dentre tantos outros. Em tempos de megaeventos é preciso pensar no turista, como trata-lo, como recepciona-lo, uma vez que isso é fundamental para viajantes de grande parte do mundo.

Enfim, para nós, da Comissão de Turismo e Desporto, o dia 27 de setembro, dia Mundial do Turismo, deve ser também uma oportunidade para chamarmos a responsabilidade do parlamento com o crescimento sustentável do setor, dentro do tema desse ano que é "Turismo e Energia Sustentável" que coincide com o Ano Internacional das Nações Unidas sobre Energia Sustentável para Todos. Nesse sentido, a CTD está plenamente afinada com o setor e empenhada na realização do XIII Congresso Brasileiro da Atividade Turística, em novembro deste ano, com o objetivo de definir ações com vistas aos megaeventos que o país vai sediar a partir de 2013.

Queremos, em nome da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, nos congratular com o trade turístico brasileiro pela passagem do Dia Mundial do Turismo, ensejando que o setor alcance o crescimento desejado por todos os brasileiros.

* José Rocha é deputado federal e presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados