Turismo já tem documento para candidatos ao Palácio do Planalto

13/05/2010 15h50

Câmara, Senado e iniciativa privada aprovam propostas que serão apresentadas aos candidatos à sucessão presidencial no 12º CBRATUR.

O documento com as propostas da indústria brasileira do turismo que será apresentado aos pré-candidatos à sucessão presidencial no 12º Congresso Brasileiro da Atividade Turística - CBRATUR, que será realizado no dia 22 de junho, no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, foi aprovado, hoje, pelos representantes dos segmentos organizados do setor em reunião promovida pela presidente da Comissão de Turismo e Desporto, deputada Professora Raquel Teixeira, e pelo presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, senador Neuto do Conto.

Intitulado "O turismo como matriz de desenvolvimento - Propostas e Compromissos - Brasil 2011/2014", o texto nasceu de debates preliminares com as entidades que conformam a Câmara Empresarial de Turismo da Confederação Nacional do Comércio (CNC), coordenada pelo presidente da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, Norton Lenhart, integrantes do Conselho Nacional de Turismo e do Forum de Secretários Estaduais de Turismo (Fornatur) e técnicos das Comissões de Turismo e Desporto, da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo e da Frente Parlamentar de Turismo.

O documento faz uma radiografia precisa do atual momento do turismo brasileiro, lista as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas que envolvem o setor e formaliza propostas substantivas para o seu desenvolvimento sustentado no período 2011-2014. A deputada Professora Raquel Teixeira classificou a forma e o conteúdo do trabalho de "irrepreensível".

A elaboração do documento baseou-se, ainda, em pesquisas e estudos recentes, além de enquetes realizadas pelo setor empresarial, trabalhadores, meio acadêmico e entidades da sociedade civil organizada. O texto, em sua apresentação, salienta que o turismo, atualmente, é o quarto mais importante setor da economia mundial e que, no Brasil, a receita cambial da atividade ficou em US$ 5,3 bilhões em 2009.

O documento que será apresentado aos pré-candidatos no 12o. CBRATUR formaliza propostas substantivas nas áreas de planejamento e gestão, informação, estruturação da oferta turística, fomento, qualificação, infraestrutura, logística de transportes, promoção e apoio à comercialização. Como essenciais para garantir o desenvolvimento sustentado do turismo entre 2011 e 2014, foram focalizados 27 temas. Entre esses, destacam-se investimentos em logística de transportes, incentivo ao turismo social, desoneração do setor mediante as reformas tributária, fiscal e trabalhista e conferir ao turismo receptivo internacional status de setor exportador.