Turismo Ferroviário ganha força com lançamento de site e Operadora
Segundo Adonai Filho, “a própria criação do “Clube Amantes da Ferrovia” foi uma resposta ao mercado para fazer frente a um grande vazio de informações sobre trens turísticos, não só para a população de um modo geral, como também para profissionais do trade”, explicou o diretor.
O portal é um espaço virtual sobre o universo ferroviário mundial. Mas não só. No site é possível encontrar informações sobre trens de carga, transporte e urbanos, com poucos cliques. Além disso, a ferramenta oferece notícias sobre os trens, eventos, em breve museus, serviço de animação (papel de parede, descanso de tela e emotions), souvenirs e blog onde todos os amantes dos trens interagem.
A partir de hoje já é possível comprar pelo site 13 diferentes tipos de pacotes, para o Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, por enquanto.
E, Para quem se cadastrar no portal, a página permite imprimir uma carteira de membro do Clube. A carteira de sócio dá o direito de obter vantagens nos passeios dos trens cadastrados, bem como em uma série de serviços.
De acordo com Adonai filho, “nesta primeira etapa já estão disponíveis informações sobre trens brasileiros, hoje com 18 opções turísticas, e trens argentinos (4), mas a idéia é ampliar esses dados até o final deste ano”.
Fábio Barbosa, diretor regional da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) falou sobre a reativação das linhas turísticas Paranabiacapa, restauração de 2,5 quilômetros da linha Trem do Imigrante e do lançamento, ainda para este semestre, das linhas Expresso Lazer e o Trem das Frutas, ambas no interior paulista.
Já Marcos Teixeira de Almeida, gerente de Trens Turísticos Vale do Rio Doce, contou sobre a experiência da empresa que restaurou 18 quilômetros da ferrovia que liga as cidades de Ouro Preto e Mariana, em Minas gerais, assim como a estação e seus vagões. O roteiro que ficou conhecido como o Trem da Vale é hoje um dos mais procurados passeios do país.
Um destaque especial foi dado ao destino Estrada Real. Cássia Almeida, gerente comercial do Instituto Estrada Real, mostrou que o roteiro formado por 1.630 quilômetros de estradas ligando Minas ao Rio, é um complexo turístico que engloba passeios independentes, e inclui também o turismo ferroviário, com o já citado passeio histórico-cultural conhecido como Trem da Vale (Ouro Preto/Mariana), a famosa Maria Fumaça (São João Del Rei) e a locomotiva que liga o Espírito Santo a Minas Gerais.
Embora os números do segmento sejam animadores, o turismo dos trens enfrenta grandes desafios para sua expansão. De altos custos de investimentos a leis retrógradas e burocráticas.
Fonte: Diário do Turismo
Mesmo assim, Sávio Neves, como presidente da Abottc, disse que “o investimento em trens é hoje uma realidade e uma saída para a infra-estrutura viária do país e a criação desse portal é muito importante para difundir e expandir essa atividade e fazer com que o brasileiro crie o hábito de andar de trem”.
Segundo o presidente da associação a meta do setor é superar o índice de três milhões de passageiros em 2007, e chegar, até 2010, com cinco milhões de pessoas circulando em nossos trens turísticos”, afirmou.
Adonai Filho, um dos idealizadores do clube, confirmou a realização de um grande Workshop Latino Americano em São Paulo, exclusivamente voltado para o turismo ferroviário. Destinado ao trade e também aberto ao público final, o evento deve acontecer em setembro deste ano.