Turismo descentralizado avança no país

06/07/2009 05h15

São Paulo (01/07) – O secretário Nacional de Políticas de Turismo, Airton Pereira, e os secretários Estaduais do Turismo assinam nesta quinta-feira (03), às 16h, documento que prevê no Salão do Turismo Termo de Compromisso para colaboração mútua e intercâmbio de informações para implementação do Plano Nacional do Turismo (PNT). Trata-se de mais um passo para fortalecer o processo de gestão descentralizada, compatibilizando as políticas estaduais e federal para o desenvolvimento do turismo no país.
“O aprimoramento do processo de Gestão Descentralizada e Compartilhada pressupõe o fortalecimento dos fóruns e conselhos estaduais de turismo”, afirma o diretor do Departamento de Planejamento e Avaliação do Turismo do MTur, José Falcão. De acordo com o termo, o Ministério deverá apoiar e acompanhar as atividades dos colegiados estaduais, qualificar gestores, desenvolver metodologias e definir indicadores para o fortalecimento da gestão descentralizada, entre outros.
Às secretarias dos 26 estados e do Distrito Federal cabe, entre outros compromissos, acompanhar, fortalecer e dar suporte logístico para a realização das atividades dos fóruns e conselhos. Além disso, os secretários serão responsáveis por coordenar as secretarias-executivas dos colegiados estaduais e designar um interlocutor para atuar junto ao Ministério do Turismo. O documento será assinado durante a reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur).

Fonte: Ministério do Turismo