Turismo debate integração de acesso terrestre a aeroportos

08/11/2007 14h10

A Comissão de Turismo e Desporto promoveu nesta quinta-feira (8) audiência pública sobre o tema "O Turismo e a Integração Intermodal de Transportes para a Acessibilidade dos Aeroportos." Segundo a presidente da comissão, deputada Lídice da Mata (PSB-BA), que solicitou a audiência, a interligação de diversos tipos de transporte terrestre (trem, ônibus, metrô, entre outros) resultaria em um transporte público barato, eficiente e de qualidade - o que permitiria melhor distribuição da demanda de passageiros e o aproveitamento da infra-estrutura já instalada nos aeroportos do País.

De acordo com Lídice da Mata, o evento foi sugerido após reunião de integrantes da comissão com o presidente da Infraero, Sérgio Gaudenzi, e representantes do setor turístico em setembro. No encontro, foi constatado que grande parte dos problemas dos maiores aeroportos do País ocorrem em razão da sua localização - o que torna "imensa" a demanda por aeroportos situados no centro das grandes cidades, como Congonhas (São Paulo), Pampulha (Belo Horizonte) e Santos Dumont (Rio de Janeiro).

A parlamentar explica que a audiência será a primeira de três a serem realizadas antes do 9º Congresso Brasileiro de Atividades Turísticas (Cbratur), que ocorrerá em 4 e 5 de dezembro deste ano. "A sugestão dos organizadores é que alguns temas importantes, que não poderiam ser tratados com o tempo disponível para o congresso, fossem abordados em audiências públicas prévias na comissão, e as suas conclusões fossem apresentadas em relatório durante o 9º Cbratur", afirmou Lídice da Mata. Durante congresso, serão debatidos os problemas causados ao turismo nacional pelas insuficiências e dificuldades do sistema de transporte brasileiro.

Foram convidados para a audiência, o presidente da Infraero, Sérgio Gaudenzi, o gerente de Transporte Autorizado da Superintendência de Serviços de Transportes de Passageiros Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Fernando Cláudio Costa de Oliveira e o diretor de Planejamento do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), Miguel de Souza.

Fonte: Agência Câmara