Tradição no Salão do Turismo
Ao som de Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, a Sociedade Musical de Santa Cecília de Passagem de Mariana (MG) deu as boas vindas ao público do 4º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil. Com 110 anos de muito dobrado, valsas, marchas, a banda mineira abriu o evento, que movimenta o Parque do Anhembi na capital paulista até o próximo dia 5.
A orquestra transpira história e tradição. O maestro José Raimundo da Silva comanda a batuta desde 1959. Tem muitos causos para contar das apresentações em festas cívicas, religiosas e populares pelo Brasil. Começou como músico da Sociedade aos 17 anos. Agora, rege filhos e netos dele e de outros componentes do grupo. A maioria aprendeu o ofício ali mesmo em Passagem de Mariana, um pequeno distrito da cidade colonial de mesmo nome.
O reconhecimento por anos de trabalho de alto nível pode ser demonstrado com os títulos conquistados e a revelação de músicos. A Sociedade de Santa Cecília e seus 43 membros foram premiados em concurso realizado em Belo Horizonte (MG). O grupo exportou músicos e regentes para diversos lugares. As bandas do Batalhão da Guarda Presidencial (BGP), em Brasília, e do 9º Batalhão do Exército, em Barbacena (MG), são apenas alguns exemplos.
Fonte: Ministério do Turismo