Tocha do Pan no coração da América do Sul nesta terça

26/06/2007 09h45

Depois de passar por Rondônia, o comboio pan-americano chega ao Aeroporto Marechal Rondon às 13h e segue para Cuiabá, nesta terça-feira, 26. A capital de Mato Grosso é a vigésima sétima cidade na rota da Tocha pelo Brasil, antes de chegar ao Rio de Janeiro para a abertura do Pan no dia 13 de julho.

O revezamento começará às 14h30, partindo do marco Geodésico da América do Sul, na Praça Moreira Cabral, próxima à Assembléia Legislativa. O monumento de 20 metros de altura, construído em mármore branco, demarca o ponto central da América do Sul. A banda da Polícia Militar vai executar o hino da Nicarágua, país que Cuiabá representa. Também haverá apresentação de grupo folclórico de danças cantadas típicas de Mato Grosso, Siriri e Cururu. Em seguida, o prefeito Wilson Santos recebe o símbolo dos Jogos e o repassa para a primeira condutora, a nadadora cuiabana Yolen Rhea Pinto, que foi vice-campeã brasileira juvenil de natação.

A Tocha percorrerá 35,2 quilômetros nas mãos de 70 condutores. Durante o trajeto, a comitiva do Pan passará por 12 escolas públicas e os alunos de cada instituição farão uma saudação com bandeirolas coloridas. Entre os pontos do percurso, destacam-se o Aquário Municipal, Jardim das Américas, Jardim Itália, bairro Bela Vista e Memorial do Papa João Paulo II, onde haverá uma parada de 30 minutos, para que as pessoas possam descansar ou se alimentar no Sesi Park, ao lado do Memorial.

O comboio recomeça o roteiro passando por praças culturais (CPA 3, CPA 4, CPA 2 ) e pelo bairro Morada do Ouro. Em seguida, será feita uma breve parada em frente ao Parque Mãe Bonifácia, onde o condutor Ueze Zahran, dono da afiliada da Rede Globo de Cuiabá, fará um breve discurso. Após passar por algumas avenidas, a Tocha chega ao seu destino final, a Praça Alencastro, onde haverá apresentação de outro grupo folclórico de Siriri e Cururu. Às 19h30, Pedro Luiz Sinohara, ex- técnico da Seleção Brasileira de Judô e secretário municipal de Esporte, percorrerá os 400 metros finais do revezamento e entregará a Tocha ao prefeito Wilson Santos, que acenderá a Pira.

Bicampeão sul-americano reforça o time de condutores
Um nome de destaque no grupo de condutores é o do nadador cuiabano Felipe Lima. Ele foi oito vezes campeão brasileiro, bicampeão sul-americano e campeão do torneio internacional da África do Sul e do meeting europeu. Considerado o 3º melhor do país no estilo peito, Felipe está classificado para as disputas do Pan-americano Rio 2007.

O time de condutores conta ainda com um membro da Academia Mato-grossense de Letras, Moisés Martins; o ex-jogador de futebol e ídolo estadual Ruíter Jorge de Carvalho; dois atletas convocados para disputar o Parapan, Pedro César Moraes e Ricardo Oliveira, e Antônio Benedito Folho, que recebeu o título de Cidadão Cuiabano por ações sociais comunitárias.

A Tocha também passará pelas mãos de dois alunos do Segundo Tempo, programa do Ministério do Esporte que oferece atividades esportivas, culturais e de lazer a jovens e adolescentes, no contra-turno escolar.

A festa na cidade contará com a presença do balão do mascote do Rio 2007, o solzinho Cauê, de 41 metros de altura, produzido pelo Ministério do Esporte para promover o Pan, realizará pequenos vôos (se não houver chuva ou ventos fortes) com pessoas selecionadas pelos organizadores locais. Cada passeio aéreo dura cerca de cinco minutos e atende duas pessoas por vez. Crianças entre cinco e 14 anos deverão estar acompanhadas pelos responsáveis.

Guias cívicos

Um grupo de 10 guias cívicos, jovens carentes de comunidades cariocas formados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), chegou nesta segunda e fica até quarta-feira percorrendo as ruas para distribuir material com informações sobre a Tocha e o Pan 2007. Durante o Pan e o Parapan estes jovens atuarão como voluntários em locais turísticos e áreas de grande circulação para prestar orientações a respeito dos Jogos e sobre temas como preservação do patrimônio público e meio ambiente, entre outros.

Fonte: Ministério do Esporte - SEPLAN