Tocha do Pan já está no Estado do Rio
Revezamento
RIO - A Chama dos Jogos Pan-Americanos já está no Estado do Rio de Janeiro. Depois do revezamento por todos os estados brasileiros, a Tocha chegou na manhã desta segunda-feira ao Quilombo Campinho da Independência, primeira localidade do estado a receber a Tocha que acenderá a Pira Pan-Americana na cerimônia de abertura dos Jogos, no dia 13 de julho, no Maracanã.
O Quilombo Campinho da Independência está localizado ao sul do Estado do Rio, a 20 km da cidade de Parati, que recebeu a Tocha em seguida. O quilombo e a cidade de Parati representam as Ilhas Virgens Britânicas no revezamento.
Tocha seguiu de barco do quilombo até Paraty
Segundo a história contada de geração para geração no local, os habitantes do quilombo descendem de apenas três escravas (Antonia, Marcelina e Luiza). Os moradores da comunidade vivem da agricultura e do artesanato.
No quilombo, grupos de capoeira e representantes da cultura negra receberam a Tocha, que chegou nas mãos do ex-velocista Robson Caetano, Embaixador dos Jogos no Rio. Em seguida, a Chama foi levada de barco para Paraty, onde, em frente à Igreja da Matriz, um dos símbolos da cidade, foi lançada a candidatura oficial do município a Patrimônio Cultural da Humanidade.
- Espero que essa seja a luz para transformar o Brasil numa grande praça esportiva - disse Robson Caetano.
Depois de Parati, a Tocha seguiu para Angra dos Reis, que representa as Ilhas Virgens no revezamento, terceira localidade do Rio a receber a Chama.
Nesta terça-feira será a vez da Baixada Fluminense entrar no revezamento da Tocha. Em Duque de Caxias e Nova Iguaçu, 79 condutores vão participar da festa.
Fonte: O Globo Online e RJTV