SIGTur vai monitorar ações do MTur e Embratur
Brasília – Depois de passar por uma fase de navegação simulada, acaba de entrar em operação, no Ministério do Turismo e Embratur, o sistema que monitora o andamento das ações da macropolítica de turismo no Brasil. Trata-se do SIGTur, Sistema Integrado de Gestão do Turismo, que será alimentado, em tempo real, por informações sobre o estágio dos programas previstos no Plano Nacional de Turismo (PNT) e pela execução físico-orçamentária do Plano Plurianual (PPA). A inclusão de dados no sistema implica na migração automática dessas atualizações para o Sistema de Informações Gerenciais e de Planejamento (SIGPlan), sistema do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) que supervisiona o uso de todo o orçamento federal.
O MPOG orienta os ministérios a desenvolverem seus infra-SIGs, sistemas mais detalhados abastecidos por dados que servirão, às equipes gestoras, como fonte de análise das políticas públicas, projetos e atividades em curso. O SIGTur é, portanto, o infra-SIG do Ministério do Turismo, instituído e regulamentado pelas Portarias 185 e 187, publicadas no Diário Oficial da União em 25 de setembro de 2008.
"O SIGTur disponibiliza a todos os Departamentos do Ministério do Turismo e da Embratur uma ferramenta adequada às especificidades das suas atividades, facilitando a implementação de um processo detalhado de planejamento e o exercício completo do ciclo de gestão: planejamento, execução e monitoramento", analisa José Augusto Falcão, Diretor do Departamento de Planejamento e Avaliação do Turismo (DEPAT).
Quatro turmas formadas por técnicos do Ministério do Turismo, que serão gestores da operacionalização do sistema, já receberam treinamento e 69 agentes capacitados já operam o sistema. A responsabilidade sobre o funcionamento do SIGTur e prestação de apoio técnico às questões operacionais cabe ao DEPAT, da Secretaria Nacional de Políticas de Turismo (SNPTur).
MODERNIZAÇÃO - O sistema, elaborado a partir de contribuições de Infra-SIGs já existentes, abre a possibilidade de qualificar o monitoramento das ações do Ministério do Turismo e da Embratur, construindo e tornando acessível um banco de informações detalhadas e organizadas sobre os resultados parciais das atividades e projetos desenvolvidos pelo MTur e Embratur. Além de catalogar as etapas, prazos e custos dos projetos desenvolvidos, o SIGTur terá gerenciamento intensivo para temas considerados prioritários pelo ministro do Turismo e secretários. Será uma oportunidade para identificar ajustes necessários nas políticas de turismo, conforme os indicadores gerados pelo processo de avaliação de desempenho do PNT e pelo cruzamento de informações que podem ajudar o Ministério a planejar estrategicamente o turismo, integrar esforços entre os diversos departamentos e direcionar investimentos.
A gestão da informação é estratégica para o desenvolvimento das políticas do setor. Com o SIGTur, haverá a definição de uma lógica integrada para o conjunto das ações do Ministério do Turismo e Embratur. Entre outras vantagens do sistema, está a identificação de trabalhos correlatos e com propósitos afins, dentro da estrutura do MTur, promovendo a atuação integrada, o compartilhamento de informações e a diminuição dos custos das atividades. Haverá, também, a possibilidade da construção de indicadores estratégicos, que permitirão redimensionar e revisar o PNT, com conseqüente evolução das políticas de turismo.
O sistema é também um método de gestão, que armazenará o conteúdo do PNT e acompanhará as ações de turismo e seus respectivos reflexos sobre as metas governamentais para o turismo. Para uma segunda etapa, planeja-se que o conjunto de informações gerenciais esteja acessível também para órgãos de Turismo dos estados, meta que se afina à política de descentralização adotada pelo Ministério do Turismo. O SIGTur fica hospedado no site www.sigtur.turismo.gov.br.
PLANO NACIONAL DE TURISMO - O Plano Nacional do Turismo (PNT) foi instituído pelo Ministério do Turismo como instrumento de planejamento e gestão de políticas para o desenvolvimento da atividade turística em território nacional.
Fonte: Ministério do Turismo