Serys quer Mato Grosso na Suécia
A Senadora Serys Slhessarenko está articulando a realização de um grande evento do Brasil na Suécia, para divulgar o turismo, cultura e celebrar o esporte brasileiro.
Há alguns meses a senadora foi procurada pelo Instituto Arne Sucksdorff para “amadrinhar” o projeto da realização de um evento de celebração do Brasil na Suécia, como forma de comemorar os 50 anos de conquista da primeira Copa do Mundo de Futebol Masculino em 2008, e celebrar a Memória de Arne Sucksdorff, cineasta Sueco que viveu mais de 30 anos em Mato Grosso.
A partir daí, a senadora vestiu a camisa do Instituto e está trabalhando junto à embaixada da Suécia e ao Ministério da Cultura para a formatação deste projeto e sua viabilização técnica e econômica.
Na última Semana a Senadora Serys participou de reunião com o Ministro da Cultura Gilberto Gil para discutir o evento, que foi recebido com bastante entusiasmo e solicitou urgência na apreciação pelo Comissariado do Ministério para o estudo de viabilidade para apoio.
“Acredito que este evento na Suécia será muito importante para o Brasil, mas especialmente para Mato Grosso se mostrar à Europa e ser reconhecido como um importante destino turístico”, declarou a Senadora.
Para Bárbara Fontes, cineasta, e membro do Instituto Arne Sucksdorff a celebração do Brasil na Suécia será a celebração da memória de Arne que depois de conquistar a fama e o reconhecimento internacional com seu trabalho, em 1952 ganhou o Oscar de melhor curta-metragem, abandonou sua vida na Europa e se apaixonou pelo Pantanal, passando 30 anos no Brasil fotografando e filmando a fauna e a flora mato-grossense, despertando a consciência da necessidade de preservação do mesmo.
“Arne foi reconhecido como cidadão mato-grossense, por propositura minha, título que muito orgulhou este grande homem, aproximando ainda mais a Suécia e o Brasil, desta forma, realizar este evento é celebrar esta união que ainda pode render muitos frutos para nosso país e nosso Estado” concluiu a Senadora.
A Senadora recebeu também a Embaixadora da Suécia Margareta Winberg, para discutir o projeto e as possibilidades de cooperação. A embaixadora reafirmou o entusiasmo do Governo Sueco em participar deste projeto.
Fonte: Assessoria de Imprensa