Seminário sobre esporte para pessoas com deficiência, propõe tornar educação física disciplina obrigatória
A Comissão de Turismo e Desporto realizou, dia 11/05/10, o seminário "A Educação Física Escolar Especial, a Inclusiva e as Paraolímpíadas". O evento, que discutiu a necessidade de a educação física especial e o esporte paraolímpico integrarem-se ao processo educativo e inclusivo, concluiu pela necessidade de tornar a educação física disciplina obrigatória na educação básica. Durante o seminário, foram debatidos os seguintes temas: "A educação física escolar especial na educação precoce"; "A educação física escolar - plantando cultura, cidadania e saúde - o processo educacional olímpico no Brasil" ; "Experiências da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo nas áreas da educação física, esporte e lazer para pessoas com deficiência e Olimpíadas Especiais no Brasil". Também foram objeto de discussão "A importância da educação física no sistema educacional brasileiro e a inclusão na visão do Ministério da Educação", "O uso de treinadores devidamente habilitados e o sucesso dos resultado nos jogos", "Experiências exitosas em atender pessoas com deficiência por meio do esporte", "A educação física e o papel das instituições especializadas no processo de inclusão escolar e social" e "A importância da educação física para pessoas com deficiência". No encerramento do seminário, foi aprovado o documento "Diretrizes para Ações de Políticas Públicas para Educação Especial e Inclusiva", com dez propostas. O teor do documento é o seguinte: A democratização do acesso à Educação impõe a colaboração recíproca entre Governos, Instituições Formadoras, Entidades responsáveis pelo exercício profissional e sociedade em geral, objetivando intervir positivamente para o êxito do processo ensino-aprendizagem, condição fundamental para qualificar a Educação. A Educação Física e Esporte Especiais Inclusivos e o Desporto Paraolímpico são espaços privilegiados para o exercício da cidadania à medida que proporcionam uma formação qualificada pela emancipação do ser humano que resulta na construção de uma identidade subjetiva do Ser para o trabalho, para o lazer, para a criatividade e para a consciência de ser saudável, e: Considerando que a Educação Física Especial e o Desporto Paraolímpico como partes integrantes e fundamentais no processo educativo e inclusivo, são capazes de proporcionar experiências significativas para o desenvolvimento deste cidadão em todas as suas dimensões; Considerando que as aulas da Educação Física Especial, ministradas por profissionais de Educação Física habilitados de acordo com a legislação vigente em nosso país, melhoram a aprendizagem e o rendimento escolar, aumentam o nível de concentração e melhoram os indicadores de saúde e, consequentemente da qualidade de vida; Propõe-se: