Seminário Discute Meio Ambiente e Turismo

18/07/2008 14h30

O Departamento de Turismo da Seplan (Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento) e a Femact (Fundação do Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia) vão realizar nos dias 24 e 25 de julho, no auditório da Universidade Estadual de Roraima, o I Seminário Internacional de Meio Ambiente e Turismo Sustentável. O objetivo é apontar caminhos e soluções para a questão do turismo em Roraima e políticas alternativas para esses setores.
O seminário contará com a participação de dois consultores do Ministério do Turismo e cinco técnicos da Prefeitura de Santa Elena de Uairén, na Venezuela. Os temas centrais das palestras serão: o turismo em área indígena e parques nacionais, turismo rural e turismo de pesca esportiva. A abertura será às 8h30 com a participação do secretário Haroldo Amoras, da Seplan e o presidente da Femact, Daniel Gianluppi.
Com o tema Turismo em Área Indígena, Florêncio Ayuso, presidente da Cooperativa de Transporte Turístico Paratepuy de Roraima, na Gran Sabana (Venezuela), abrirá os trabalhos temáticos. Em seguida haverá uma mesa-redonda com o tema "Gran Sabana: uma experiência latino-americana", cabendo a coordenação ao geógrafo, fotógrafo e guia de turismo, Jorge Macedo, com início às 14 horas.
Um dos mais experientes fotógrafos de Roraima, Jorge Macedo é uma grande conhecedor da região da Gran Sabana Venezuelana. Participarão da mesa-redonda o prefeito de Santa Elena de Uairén, Manuel De Jesús Valléz; o diretor de Relações Públicas da Prefeitura, Pedro C. Moreno e o diretor de Turismo e Recreação de Santa Elena, Luis E. Sanchez.
Com a palestra "Unidades de Conservação e seu uso para atividade turística", o analista em Ciência e Tecnologia da Femact, Fabrício Nunes Freitas, expõe experiências de diversos países em unidades de conservação.
Aproveitando a experiência com Pesca Esportiva existente na região do Baixo Rio Branco, Sul do Estado de Roraima, o consultor do Ministério do Turismo, Roald Andretta, fala sobre a experiência da empresa Loba do Mar que mantém em Curitiba. Dando prosseguimento às palestras do dia 25, o presidente da Associação Brasileira de Turismo Rural, Carlos Solera, expõe como adequar as propriedades rurais para a atividade turística.
A participação no evento é gratuita e as inscrições podem ser feitas na sede da Femact, na avenida Ville Roy, 4935 - bairro São Pedro; na Assessoria de Imprensa e Comunicação Social, Palácio Senador Hélio Campos; ou no Departamento de Turismo da Seplan, localizada na rua Coronel Mota, 267, Centro. Informações adicionais podem ser obtidas pelos telefones: (95) 2121.2561 / 2121.2562 / 3623.2365 ou 3623.6905.

Fonte: Folha de Boa Vista - RR Cidades