Seminário debate perspectivas do turismo brasileiro para os próximos cinco anos

Na tarde desta terça-feira (01), a Comissão de Turismo realizou o Seminário “Perspectivas do turismo no Brasil para os próximos cinco anos”, requerido pelo deputado Damião Feliciano (PDT/PB).
02/10/2019 17h19

CTur

Seminário debate perspectivas do turismo brasileiro para os próximos cinco anos

O parlamentar enfatizou que a iniciativa surgiu com a intenção de incentivar a criação de leis que influenciem positivamente o turismo brasileiro.

O evento reuniu representantes do setor, que abordaram principalmente ações da iniciativa pública e privada para o fomento do turismo no Brasil. “Um evento como este abre janelas”, destacou a secretária de turismo do DF, Vanessa Mendonça. Ela também comentou sobre a importância de trabalhar nos diversos segmentos do setor para aumentar o número de turistas que escolhem o Brasil como destino. Em 2018, o país recebeu cerca de 6 milhões de estrangeiros, segundo o Ministério do Turismo. 

A geração de emprego foi um dos principais pontos abordados. “O turismo está pronto para alavancar e ser um motor de geração de emprego no país”, ressaltou o presidente do Instituto Brasileiro do Turismo - Embratur, Gilson Machado. O membro da comissão e presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo, deputado Herculano Passos (MDB/SP), declarou que ainda há espaço para o setor se desenvolver nos próximos anos. “Cresceu R$ 20 bilhões, gerou 25 mil empregos, mas nós queremos mais, ainda é pouco. Temos um campo maravilhoso e muito o que avançar”, ressaltou.

Em sua fala, o representante do Ministério do Turismo, Bob Santos, expôs que o Brasil “tem todas as ferramentas para fazer um turismo melhor”. Ele também salientou as políticas públicas do órgão, que tem a intenção não só de aumentar a visita estrangeira, mas também o turismo interno. “Hoje há 60 milhões de turistas brasileiros, queremos chegar a 100 milhões”.

O presidente da comissão, deputado Newton Cardoso Jr. (MDB/MG), comentou que o debate é indispensável para que representantes do trade turístico possam enxergar o futuro do turismo brasileiro. Além disso, o parlamentar citou três pilares fundamentais no setor: “empatia, tecnologia e o trabalho”.

Participaram do seminário também o diretor da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Alexandre Sampaio; a analista da unidade de competitividade do Sebrae, Ana Clévia Lima; o representante do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), Pablo Morbis e o Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Nacional (ABIH), Manoel Linhares.