Santa Catarina ganha comitê executivo para a Copa de 2014
Florianópolis - O ministro do Turismo, Luiz Barretto, participou na manhã desta terça-feira (19), em Florianópolis (SC), da solenidade de posse dos membros do Comitê Executivo para a Copa do Mundo de 2014, órgão criado pelo governo do Estado para cuidar da candidatura catarinense a uma das sedes do evento. O ministro do Esporte, Orlando Silva, o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, e o secretário estadual de Turismo e Esporte, Gilmar Knaesel, também participaram da cerimônia.
O comitê criado pelo governo do Estado terá 46 representantes de órgãos federais, estaduais e municipais. Dentre outras atribuições, caberá ao Comitê Executivo estudar e sugerir a melhoria de ações para atendimento a necessidades relacionadas ao evento, trabalhar pela motivação da sociedade catarinense, com destaque para os benefícios que virão para as cidades sedes e tornar eficaz a gestão pública, as ações e articulações com a iniciativa privada e a mobilização de todos os agentes envolvidos.
Barretto saudou a iniciativa e destacou que a Copa do Mundo de Futebol não é apenas um evento esportivo, e sim uma grande oportunidade para trazer desenvolvimento econômico para todo o país, além de mostrar o Brasil aos mais de 25 milhões de pessoas que assistirão ao evento. "E Santa Catarina, por ser uma das principais portas de entrada do turismo internacional no país tem um papel fundamental nessa divulgação. Por isso, temos muita esperança que o estado seja escolhido como uma das sedes da Copa do Mundo", disse Barretto.
O ministro do Esporte, Orlando Silva, também afirmou que o evento é de fundamental importância para a economia do país. "Além disso, abre um leque de novas oportunidades, pois possibilitará a modernização da infra-estrutura do país, auxiliará na qualificação dos serviços e trará ao Brasil uma moderna rede de arenas esportivas, que não serão utilizadas apenas como palco de jogos de futebol", afirmou.
O governador de Santa Catarina lembrou aos recém empossados membros do comitê que a chance de tornar o estado uma das sedes da Copa está nas mãos de cada um dos integrantes do comitê, e que é preciso trabalhar desde já. O secretário de Turismo e Esporte, Gilmar Knaesel, informou que a primeira reunião será realizada no dia 2 de setembro, quando serão, também, definidos os integrantes de cada uma das câmaras técnicas que compõem o comitê.
Fonte: Ministério do Turismo