Salvador: definição de modal para mobilidade urbana preocupa

“Com quase três milhões de habitantes, Salvador é a cidade-sede onde mais encontramos problemas de mobilidade urbana”, avaliou o presidente da Comissão de Turismo e Desporto (CTD), deputado Jonas Donizette (PSB-SP), após realizar visita-técnica à cidade-sede, na última segunda-feira, 29, dentro da programação do Fórum Legislativo das Cidades-Sedes da Copa 2014.
30/08/2011 17h12

Sílvio Roberto Bernardini

Salvador: definição de modal para mobilidade urbana preocupa

CTD promove Fórum Legislativo das Cidades-Sedes em Salvador

Segundo Donizette, tanto o governador Jaques Wagner quanto o prefeito, João Henrique, estão de acordo que é preciso mudar a matriz da mobilidade urbana de BRT (Bus Rapid Transit) para VLT (Veículo Leve sobre Trilho) ou metrô. "Embora os donos de empresas de ônibus ainda resistam a essa mudança, Salvador já dispõe de seis km de metrô, que não está sendo usado e que pode ser aproveitado para o megaevento do futebol mundial", explicou o presidente da CTD.

Para o vice-presidente da CTD, deputado Romário (PSB-RJ) o cronograma da Copa está apertado, faltando apenas três anos e meio até a realização da competição. "A discussão entre o metrô e o BRT já deveria estar superada. Os empresários de ônibus têm que entender que a vida da população é que está em jogo. O que tem que ser feito é o melhor para o povo e não para os empresários", ressaltou o parlamentar.

Com relação ao estádio Fonte Nova, Donizette afirmou que o ritmo das obras está dentro do cronograma. Ele ressaltou que possíveis mudanças na arena não vão influenciar o custo final já que a contratação das obras foi feita com "preço fechado". Romário disse ter sugerido aos responsáveis recomendações relativas à acessibilidade dos deficientes físicos nos estádios de futebol. "São questões importantes que também precisam ser levadas em conta", ressaltou.

Já o Aeroporto Luiz Eduardo Magalhães, segundo avaliação do presidente da CTD, precisa de modernização de equipamentos, especialmente as esteiras de bagagem e estacionamento, para melhor atender aos turistas que virão por ocasião da Copa 2014.

A comitiva do Fórum Legislativo em Salvador contou ainda com a presença dos deputados Antonio Valadares Filho (PSB-SE), Acelino Popó (PRB-BA), Danrlei de Deus Hinterholz (PTB-RS) e José Rocha (PR-BA) e os senadores Walter Pinheiro (PT-BA) e Lídice da Mata (PSB-BA). O Fórum tem como objetivo mobilizar o Poder Legislativo, em todos os seus três níveis, Federal, Estadual e Municipal, para debater os desafios, metas e elaborar estratégias para a realização do megaevento esportivo.

A iniciativa é das Comissões de Turismo e Desporto (CTD) da Câmara, e de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), do Senado. Fortaleza, Recife, Curitiba, Belo Horizonte, Manaus, Brasília e Cuiabá já foram visitadas. No dia 12 de setembro, o Fórum visitará Porto Alegre, sob a coordenação dos deputados Danrlei de Deus Hinterholz e Afonso Hamm.


Assessora de Imprensa: Cristina Bravo (MTB 494-4)
Tel.: (61) 3216-6833
E-mail: cristina.bravo@camara.gov.br