Salão do Turismo é a vitrine do turismo brasileiro
O ministro do Turismo, Luiz Barretto, afirmou nesta quarta-feira (1°) que o Salão do Turismo – Roteiros do Brasil é uma ampla vitrine do país ao mesmo tempo em que é um elemento de formação da cultura de viagens no Brasil.
“O incentivo ao turismo doméstico é um dos nossos focos de atuação. Queremos incluir as viagens na cesta de compras do brasileiro”, disse o ministro, durante a cerimônia de abertura. “O Brasil é um país de dimensões continentais, que tem um dos maiores mercados consumidores do mundo. Os brasileiros gostam de viajar. Quanto mais condições oferecermos para isso, maior e melhor será o nosso turismo”.
A quarta edição do Salão do Turismo foi aberta hoje, no Auditório Elis Regina do Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. O encontro termina no próximo domingo (05).
Na avaliação de Barretto, o evento também é uma “excelente oportunidade” para se conhecer os destinos turísticos brasileiros, fazer negócios, trocar informações e experiências e se familiarizar com as ações e programas desenvolvidos pelo MTur.
“Aqui estão reunidos os 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal. Esse é um ambiente que sintetiza a articulação de todos os agentes da cadeia turística em torno do desenvolvimento sustentável do setor”, avaliou.
Além disso, acrescentou, é uma amostra do que o Brasil tem de melhor: de manifestações artísticas à gastronomia, passando por produtos da agricultura familiar e do artesanato local. “É um ambiente onde os visitantes também podem programar suas férias de verão com antecedência”.
Participaram da cerimônia de abertura o ministro do Esporte, Orlando Silva; os presidentes da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, deputado Afonso Hamm e senador Leomar Quintanilha; o secretário estadual de Esporte, Turismo e Lazer de São Paulo, Claury Alves da Silva, como representante do governador José Serra; o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, a presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), Nilde Brum, além de governadores, prefeitos, secretários e outras autoridades.
Fonte: Ministério do Turismo