Rodeio de Barretos quer atrair europeus para o Brasil

18/01/2007 23h00

Segmento se apresenta como alternativa de turismo para o país 

Cultura, tradição, culinária típica, esporte, música e festa. Com este leque de opções o Brasil começa a apresentar um de seus produtos turísticos que mais fomentam a economia no interior do país: as festas de rodeio. Nos meses de janeiro e fevereiro, a Festa do Peão Boiadeiro de Barretos, a maior da América Latina, vai participar de duas feiras do setor turístico na Europa no que seria, segundo os organizadores, um primeiro passo para divulgar o segmento como destino certo para europeus em busca de diversão e cultura.

A primeira feira vai acontecer na cidade de Lisboa, em Portugal, no período de 24 a 28 de janeiro. A feira, chamada Bolsa de Turismo de Lisboa, é uma das mais importantes do país e atrai profissionais de turismo e público em geral de diversas localidades. Barretos terá um espaço dentro da área da EMBRATUR, que se encarrega de divulgar as atrações turísticas brasileiras.

Atualmente o rodeio no Brasil atrai cerca de 24 milhões de pessoas constituindo uma grande atração para o turismo interno. Barretos, considerada a capital country do país, recebe cerca de um milhão de visitantes em 11 dias de evento, tradicionalmente no mês de agosto. A Festa movimenta a economia de toda região, principalmente os mercados imobiliário e hoteleiro e o comércio. Com este cenário, divulgar o rodeio como esporte e diversão parece investimento certo. 

O Brasil recebe de 4 a 5 milhões de turistas por ano de acordo com dados da EMBRATUR referentes ao período de 1996 a 2005. Os destinos preferidos dos europeus, no entanto, são as praias nordestinas. “A escolha do nordeste se deve, principalmente, pela proximidade com a Europa e pelo exotismo da região”, explica Carole Hilton, diretora de marketing internacional da Queensberry, operadora especializada em receber turistas no Brasil.

Para Carole Hilton, há muitas chances de o país ter o rodeio como uma alternativa às praias e ao verão principalmente em Portugal, onde a novela “América” produzida pela Rede Globo, que tem temática country, é grande sucesso entre os telespectadores. Além de ser a primeira vez que o rodeio brasileiro será representado em uma feira na Europa. “Barretos tem um grande atrativo turístico, principalmente para os portugueses que se renderam aos encantos da novela América recentemente”, explica Carole. A diretora de marketing esteve visitando o Parque do Peão e a estrutura turística da região para apresentar pacotes para as operadoras internacionais. Ela acredita que o mercado turístico daquele continente está aberto para o rodeio como esporte e a cultura que o envolve.

Para o presidente de Os Independentes, Marcos Abud a presença da marca Barretos no exterior pretende mostrar o rodeio como uma alternativa de turismo no Brasil. “Reunimos na nossa Festa tudo que o europeu aprecia: história, cultura, esporte, música, culinária e alegria”, afirma. O empreendimento Barretos Thermas Park, que está sendo construído no Parque do Peão, também será demonstrado nas feiras.

Após a Bolsa de Turismo de Lisboa, a Festa será apresentada em outra grande feira do ramo, a FITUR, que acontece de 31 de janeiro a 04 de fevereiro, em Madri, Espanha.

O presidente Marcos Abud, a coordenadora do departamento de turismo Larissa Mello, a rainha da Festa do Peão Drielly Nascimento e a Miss Rodeio Brasil Michelli Soares vão representar Barretos nas feiras juntamente com profissionais da Queensberry.

Fonte: MKT Global