Ricardo Teixeira: “Copa do Mundo de 2014 no Brasil será por terra, mar e ar”
(Brasília – 21.11.2008) - O Presidente da Confederação Brasileira de Desportos (CBF), Ricardo Teixeira, em entrevista à TV Câmara, em Brasília, na divulgação do X Congresso Brasileiro da Atividade Turística – Cbratur 2008, que será realizado nesta terça-feira, dia 25 de novembro, no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, disse que a Copa do Mundo de Futebol, que será realizada no Brasil em 2014, acontecerá “por terra, mar e ar”, devido a presença de milhares de turistas de todo o mundo, viajando de avião, grandes navios e diversos tipos de transportes terrestres.
Teixeira afirmou que a Fifa leva em grande consideração a importância do turismo no evento e o Cbratur 2008 terá como objetivo debater as oportunidades de desenvolvimento setorial para o Brasil em 2014.
Convicto da afirmação de “Copa por terra, mar e ar”, Teixeira lembrou que isto aconteceu em Barcelona, na Espanha, durante a Copa do Mundo e as olimpíadas, quando houve um grande fluxo de navios estrangeiros, trazendo torcedores. E estima: “O Brasil tem uma característica interessante, a sua grande parte costeira, assim, o torcedor pode acompanhar todo o circuito de jogos do seu país, viajando de navio, em grandes cruzeiros, inclusive em São Paulo - através do Porto de Santos - e, no Rio de Janeiro, cidades à beira-mar em que, teoricamente, ocorrerão as finais do campeonato mundial”.
Em relação aos outros meios de transporte – aéreo e terrestre -, o presidente da CBF historiou que na Copa do Mundo na Alemanha o fluxo de turistas aumentou 18% e, nas festas e jogos circularam 18 milhões de pessoas. E ponderou que poucas pessoas estão considerando que de 10 países da América do Sul, 60% - seis deles – estão classificados parta a Copa do Mundo no Brasil.
“Os torcedores destes países terão oportunidades de vir acompanhar as suas seleções. Será um grande fluxo de turistas vizinhos, pessoas do Paraguai, da Argentina, Chile, enfim, aqueles dos países classificados. Sem falar nos torcedores da Europa, da América do Norte etc.”.
O CBRATUR2008
O X Congresso Brasileiro da Atividade Turística é promovido pela Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado e pelas Frentes Parlamentares do Turismo e do Esporte, em parceria com o Sistema Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo-SESC-SENAC, e terá a presença de parlamentares, empresários, gestores públicos, membros da academia e profissionais ligados ao turismo.
Com vários painéis e debates, o Congresso terminará com aprovação do documento “Contribuições da Cadeira Produtiva do Turismo para a Organização da Copa do Mundo no Brasil, em 2014”, produzido pela Câmara Brasileira do Turismo da CNC, órgão colegiado que reúne 21 entidades associativas e empresariais ligados ao trade turístico nacional.
Fonte: Luís Joca - Assessoria de Imprensa do Cbratur2008