Reunião da CTur aprova mais audiências públicas e diligência no Paraná
Os requerimentos apresentados pelo presidente da Comissão de Turismo variaram desde a participação na 12ª edição do Forum Panrotas 2014 e na abertura do 56º Congresso Nacional de Hotéis, até a realização de audiências públicas para debater a duplicação da BR116 no trecho entre os municípios de Dois Irmãos e Novo Hamburgo, debater o tema “Perspectivas do Turismo Rural no Brasil”, e debater as contratações sazonais para o setor turístico no Brasil.
Molling, que esteve presente no Forum Panrotas, elogiou o encontro e disse que ele foi muito produtivo, demonstrando a pujança do setor turístico brasileiro. Sobre a duplicação do trecho da BR116, o parlamentar explicou que é um trecho curto, de cerca de dez quilômetros, que sofre muito com a grande afluência de veículos, já que é um dos destinos turísticos mais procurados. O turismo rural também é objeto do interesse do presidente da CTur porque ele vê a necessidade de expansão e sobretudo da desburocratização dessa atividade empresarial. Da mesma forma, Renato Molling se disse muito preocupado com as dificuldades enfrentadas pelos realizadores de eventos turísticos sazonais, como feiras e exposições, que frequentemente se vêem às voltas com problemas junto às autoridades, que não permitem a contratação temporária de pessoas para esses eventos.
O deputado Valadares Filho solicitou a realização de uma audiência pública para que se possa discutir a importância do trabalho realizado pelo Turismólogo para o desenvolvimento do turismo no Brasil. Ele também solicitou a realização de uma diligência em Curitiba, no Paraná, para verificiar o andamento das obras do estádio Joaquim Américo Guimarães (a Arena da Baixada), bem como a preparação da capital paranaense como um todo para receber os turistas na Copa do Mundo, daqui a pouco mais de dois meses.
A Comissão de Turismo ainda votou a favor da retirada de pauta do projeto de lei 2867/04, que dispõe sobre a constituição de condomínios hoteleiros, cujo relator é o deputado Valadares Filho. O requerimento foi apresentado pelo deputado Roberto Santiago (PSD/SP), ex-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo, que após dialogar com o relator da proposta, explicou na reunião da Comissão de Turismo que pretende aperfeiçoar o projeto por meio da realização de mais uma audiência pública – cujo requerimento será apresentado na semana que vem. Nessa audiência será tentada uma harmonização dos interesses dos vários envolvidos – os trabalhadores em turismo, os trabalhadores em edifícios e condomínios, e na parte econômica, dos empresários do turismo hoteleiro e também do Secovi, que é a area da construção civil e organização desses edifícios no País.
(Claudio Lessa – Assessoria de Imprensa – Comissão de Turismo da CD)