Reino Unido desiste de exigir visto de entrada aos turistas brasileiros
LONDRES - Os cidadãos brasileiros que quiserem fazer turismo no Reino Unido não vão precisar se preocupar em ter que tirar um visto de entrada. O governo britânico concluiu sua primeira revisão global para exigência de visto - que havia incluído o Brasil numa lista 'negra' divulgada em julho de 2008 - mas acabou mantendo a dispensa de visto para os visitantes brasileiros.
Mas viajantes de cinco países, no entanto, terão que passar a apresentar visto de entrada para viajar ao Reino Unido: Bolívia e Venezuela, na América do Sul; Lesoto, África do Sul e Suazilândia, na África. Assim, três quartos da população mundial precisam de um visto de entrada para visitar o Reino Unido.
O Governo britânico anunciou em julho do ano passado uma lista com 11 países que precisavam melhorar seus sistemas de segurança e de identificação de seus cidadãos. O Brasil chegou a ser incluído nesta lista, mas foi retirado, após negociações bilaterais.
Os critérios para as novas exigências levaram em consideração os níveis de segurança e integridade dos passaportes, o grau de cooperação sobre deportação ou remoção dos cidadãos de um país no Reino Unido, níveis de trabalho ilegal e outros abusos de imigração, indicadores de incidência de crimes e risco de terrorrismo e a extensão da reação das autorides destes países às ameaças.
A exigência começa a valer a partir de 3 de março de 2009, para os cidadãos sul-africanos, e a partir do meio do ano para os demais países.
Fonte: O Globo, com informações da EFE