Raquel Teixeira compromete-se com criação do conselho nacional dos guias de turismo

26/04/2010 10h24

A deputada Professora Raquel Teixeira (PSDB-GO), presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, comprometeu-se ontem, ao discursar na cerimônia de abertura do 30º Congresso Brasileiro dos Guias de Turismo, a se empenhar em favor da criação do conselho nacional dos guias de turismo. A demanda foi formalizada pela presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do Distrito Federal, Mônica Taveira.

Presidente da Associação Brasileira dos Guias de Turismo, Cristina Baumgartem afirmou que a classe defronta-se, hoje, com o desafio de realizar uma profunda reflexão sobre os novos caminhos da indústria do turismo. "Precisamos meditar sobre essa realidade para nos reposicionarmos, e este Congresso vai servir exatamente para isso", assegurou ela.

Para o presidente da CONTRATUH, Moacir Auschwald, "é imprescindível, neste momento, em que o país se prepara para receber grandes eventos como, a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, dedicar foco à necessidade de os profissionais do setor estarem capacitados a vender o Brasil com competência. O sucesso da Copa e das Olimpíadas depende de nós. Se não formos capazes de atender bem os turistas que aqui desembarcarão, eles não retornarão".

A deputada Professora Raquel Teixeira explicou como a Comissão de Turismo e Desporto exerce suas atividades legislativas e informou que foram estabelecidas três prioridades para este ano. "Estamos trabalhando para aprovar três projetos de lei imprescindíveis: o que facilita aos estrangeiros tirar o visto por meio eletrônico, o que aumenta de 20% para 49% a participação do capital estrangeira nas empresas áereas brasileiras e o que regulamenta as atividades das agências de turismo", afirmou.

Sobre a realização de quatro megaeventos no país entre 2011 e 2016 - os Jogos Mundiais Militares, a Copa das Confederações, a Copa de 2014 e os Jogos do Rio, a presidente da Comissão de Turismo e Desporto salientou que a indústria brasileira do turismo tem, finalmente, a grande oportunidade para melhorar a imagem do país e, assim, fidelizar significativa parcela da demanda a maior que desembarcará no Brasil para acompanhar as quatro competições.

"Estou completamente à disposição dos segmentos organizados do setor para, juntos, pensarmos traçarmos metas destinadas a garantir o pleno desenvolvimento da atividade. Para isso, no entanto, é fundamental dispormos de infra-estrutura e de profissionalismo. Somente assim expandiremos a presença do Destino Brasil nas prateleiras de comercialização dos principais polos de exportação de turistas do mundo" - ressaltou a Professora Raquel Teixeira.