Qualificação dos profissionais do Trade Turístico será tema de audiência na CTD

A capacitação e qualificação dos profissionais ligados ao turismo (hotéis, bares e restaurantes, agencias de viagens, entre outros), foi o tema escolhido pelo deputado Domingos Neto (PSB-CE) para ser debatido em audiência pública, aprovada nesta quarta-feira (4), pela Comissão de Turismo e Desporto (CTD). Representantes de todo o trade turístico - ABAV, ABIH, Abrasel, Abbtur, Abrajet, Sesc e Senai, Conventions&Visitors Bureau, Bito, Abeoc e Associação dos Centros de Convenções - serão convidados a participar.
04/05/2011 20h30

Ao colocar em votação o requerimento, o presidente da CTD, deputado Jonas Donizette (PSB-SP), sugeriu que, diante do grande número de convidados, a audiência fosse desmembrada em dois dias, um para debater com o setor de viagens e outro com o segmento do turismo receptivo. O deputado Otavio Leite (PSDB-RJ) elogiou a iniciativa afirmando que a "audiência será oportuna, não para falarmos, mas para ouvirmos as demandas de todo trade".

A preocupação do autor do requerimento, Domingos Neto e ressaltada por outros membros da CTD, se deve à expectativa da movimentação de mais de 600 mil turistas estrangeiros e mais de um milhão de brasileiros às 12 cidades que sediarão as competições da Copa 2014 e também dos Jogos Olímpicos de 2016. "Todos os olhos do mundo se voltarão para cá, o que aumenta a nossa responsabilidade", salientou Domingos Neto.

Próximas audiências

O presidente da CTD informou ao colegiado a mudança para o dia 18 de maio, da audiência pública conjunta sobre o setor aéreo, com as Comissões de Viação e Transporte e Defesa do Consumidor. Informou ainda que a data da audiência sobre o Prodetur, solicitada pelo deputado Valadares Filho (PSB-SE), foi alterada para o dia 17 de maio.

Durante a reunião desta quarta-feira (4) foi aprovado requerimento do deputado Fábio Faria (PMN-RN) solicitando a participação dos secretários de segurança pública dos estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Pará e Ceará para fazerem parte do Seminário sobre Políticas Públicas de Combate a Exploração Sexual Infantil e ao Turismo Sexual.
O Seminário, que será realizado em conjunto com a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, está marcado para o dia 25 de maio, no auditório Nereu Ramos. Foram convidados os ministros do Turismo, Pedro Novais, e da Justiça, José Eduardo Cardozo, as secretárias de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, e de Direitos Humanos, Maria do Rosário e o presidente da Embratur, Mário Moysés, além dos secretários de Turismo dos quatro estados.

Assessora de Imprensa: Cristina Bravo (MTB 494-4)
Tel.: (61) 3216-6833
E-mail: cristina.bravo@camara.gov.br