Proposta quer inserir clubes esportivos nos programas de formação profissional

A Comissão de Turismo e Desporto (CTD) examina, nessa quarta-feira (31), parecer favorável do deputado Romário (PSB-RJ) ao Projeto de Lei n° 742/2011, do deputado André Figueiredo (PDT-CE), que incentiva a formação técnico-profissional de adolescentes e jovens em áreas relacionadas à gestão e prática de atividades desportivas e à prestação de serviços relacionados à infraestrutura, organização e promoção de eventos esportivos. “Trata-se de proposta oportuna e relevante para a democratização do direito ao esporte e à formação de quadros profissionais que deverão atuar na preparação e suporte dos megaeventos esportivos que o Brasil sediará nos próximos anos”, afirma Romário em seu relatório.
30/08/2011 19h10

Na prática, a proposta, que altera a Lei de Aprendizagem, permite que, além dos Serviços Nacionais de Aprendizagem, conhecidos como o Sistema S, e as escolas técnicas e entidades sem fins lucrativos, já autorizadas desde 2000, também os clubes possam cadastrar seus programas pedagógicos e serem reconhecidas como entidade habilitadas no Cadastro Nacional do Ministério do Trabalho e Emprego, oferecendo cursos na área do esporte e afins.

Para o deputado André Figueiredo, a aprovação de sua proposta vai se refletir em inúmeras oportunidades de inclusão no mercado de trabalho de adolescentes e jovens em todo o Brasil. "Eles poderão atuar como atletas, sem perder de vistas as alternativas em áreas afins, ou como profissionais habilitados em atividades relacionadas à infraestrutura, gestão, organização e promoção de eventos esportivos", ressaltou.

A reunião da CTD acontece no plenário 5, a partir das 14 horas.


Assessora de Imprensa: Cristina Bravo (MTB 494-4)
Tel.: (61) 3216-6833
E-mail: cristina.bravo@camara.gov.br