Presidente da Embratur, Vicente José de Lima Neto, participa de audiência pública realizada pela Comissão de Turismo
O Sr. Vicente Neto apresentou a função da Embratur de levar a imagem do Brasil aos países do mundo, de forma a incrementar ao máximo o número de turistas estrangeiros no país.
Quatro são os grandes eixos de atuação em curso no plano de ação, relacionados com a reestruturação do segmento:
1 – Reposicionamento do investimento da autarquia para melhorar o ambiente de negócio. O turismo traz sete bilhões de dólares de investimentos anuais. Itens como facilitação de visto e de viagens são fundamentais para incrementar a vinda de turistas do exterior.
É necessário que a Embratur se reestruture para ser capaz de competir com as grandes empresas mundiais. Já há ações concretas, como parcerias com empresas aéreas, para melhorar a performance, com o objetivo capturar o turista internacional.
2 – Divulgação de uma nova Embratur, atenta às distintas formas de promover o Brasil no exterior.
3 – Busca da ampliação dos destinos brasileiros. O potencial turístico do Brasil deve ser estendido e explorado. O presidente frisou, contudo, que essa agenda não consegue ser levada a efeito sem a parceria com a iniciativa privada.
4 – Fortalecimento da marca “Brasil”. Os megaeventos brasileiros recentes tiveram grande impacto na consolidação da marca, que significa disputar a imagem de um Brasil novo no imaginário coletivo.
Após a exposição do presidente da Embratur, fizeram uso da palavra os deputados Giuseppe Vecci, João Gualberto, Ronaldo Lessa, Otavio Leite, Luizianne Lins, Goulart, Tenente Lúcio e Alice Portugal. Depois que os deputados se manifestaram e debaterem sobre alguns desafios do segmento, o Sr. Vicente Neto fez suas considerações finais e respondeu aos questionamentos feitos pelas senhoras e senhores deputados.