Presidente da Embratur comemora salto na posição do Brasil no ranking de Promoção de Eventos
Akim Watanabe
Flávio Dino explicou para os parlamentares da CTD o Plano de Ação da Embratur para 2012
Com a presença do Presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo, o secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli a reunião fez uma ampla abordagem sobre as providências que estão sendo articuladas na promoção do turismo brasileiro e as principais ações promovidas pelas duas entidades em prol do desenvolvimento do turismo nacional.
Segundo Dino a informação é do relatório anual da Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA). Segundo o ICCA o Brasil figura agora como único país da América Latina entre os 10 primeiros colocados no ranking da entidade internacional. Ele comentou ainda que o relatório da ICCA revela também que subiu de 48 para 57 o número de cidades brasileiras que receberam congressos e convenções no ano passado.
Flávio Dino apresentou os Planos da Embratur para 2012 que prevê o redirecionamento estratégico, a promoção das cidades sedes da Copa no mercado internacional; a reformulação sobre a participação brasileira nas feiras internacionais; o apoio aos voos charters; e o aumento do investimento em promoção e propaganda para o Brasil no exterior.
Por outro lado, Dino lamentou o fato de ter apenas R$ 26 mi para divulgar o Brasil no Exterior quando há estados brasileiros que possuem recursos superiores aos da Embratur. Sugeriu um aumento de cerca de 50% nos recursos da empresa para o ano que vem, argumentando que o setor de turismo rendeu ao País R$ 6,8 bilhões. Ele propôs que a Comissão apresente uma emenda ao Orçamento da União de 2013, o que foi de pronto apoiado pelo Presidente da CTD, Deputado José Rocha.
Segundo acentuou, os desafios são grandes e a Embratur vai continuar trabalhando para seguir batendo recordes e chegar mais rápido a meta de 10 milhões de turistas e para tanto é necessário reforçar o marketing em nossos mercados prioritários como Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai, Alemanha, Espanha, Estados Unidos, dentre outros. "A presença da Embratur em feiras internacionais, assim como a lista de mercados, também terá modificações em 2012. Já está confirmada a presença em 23 feiras, metade das 46 em que o a empresa esteve presente em 2011", destacou Flávio Dino, explicando ainda como será o lançamento da nova campanha publicitária no exterior, que será lançada no encerramento dos Jogos Olímpicos em Londres 2012.
O presidente da Comissão de Turismo e Desporto, deputado José Rocha (PR) cobrou da Embratur a divulgação do Brasil nos 32 países que participarão da Copa 2014. O planejamento inicial da Embratur só prevê eventos de promoção do Brasil em 14 países. O presidente da Embratur, Flávio Dino explicou que o órgão brasileiro de turismo selecionou os países com maior tradição em Copas, mas o número deve ser ampliado assim que houver a definição de todos os países classificados para 2014.
Ainda respondendo aos questionamentos de parlamentares presentes a reunião, Flávio Dino disse que o governo brasileiro, através do Ministério do Turismo e da Embratur vem buscando aumentar o número de aliados para a luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo e criticou a postura dos hotéis da cidade do Rio de Janeiro, que, segundo ele, estão praticando preços abusivos. O deputado Valadares Filho (PSB-SE) informou o dirigente que a comitiva do Parlamento europeu cancelou a vinda à conferência Rio+20 em virtude dos altos custos de hospedagem.
O presidente do Fornatur (Forúm Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo) Domingos Leonelli, também convidado para a audiência pública, apoiou a inciativa da Embratur em realizar 14 eventos em diferentes países para divulgar o Brasil como sede da Copa do Mundo Fifa 2014. Ele destacou que esta decisão constante do plano de ação da Embratur para 2012 terá total apoio do Fornatur que é composto de 24 secretários estaduais de turísmo e 10 dirigentes de empresas públicas do setor.
Leonelli expôs as principais metas da atual gestão, definidas em seu Plano de Trabalho para 2012 que são: a COPA 2014 e Olimpíadas 2016 com relação aos quesitos Infraestrutura, Aeroportos e Rodovias; a Redução dos Custos do Turismo; uma Política Nacional de Qualificação; Fortalecimento Institucional dos Órgãos Governamentais do Turismo e a Reorientação Estratégica da Divulgação do Brasil no Exterior com prioridade para a América do Sul.
Segundo Leonelli os brasileiros estão viajando mais e essa intenção cresceu 14,5% no ano passado em relação a 2010, o que é explicado pela melhoria da situação econômica das famílias e das facilidades que encontram para fazer turismo. Nessa linha a viagem aérea, que em 2008 fazia parte do roteiro de 44,4% das famílias, agora é a maneira preferida de iniciar ou encerrar o roteiro para mais de 60% dos turistas nacionais. Concordou com afirmações do Presidente da Embratur de que é indispensável que o Brasil invista maiores recursos para a divulgação internacional visando atrair mais turistas estrangeiros para o País.
Luiz Paulo Pieri
Assessoria de Imprensa da CTD
MTB 1349